Polícia

Receita Federal investiga no ES fraude milionária em venda de créditos

Além da Capital Capixaba, a ação da Receita junto com a Polícia Federal acontece no município de Goiás, em Goiânia. O prejuízo pode passar de R$ 137 milhões

O delegado disse se tratar de uma fraude Foto: TV Vitória

A Receita Federal, juntamente com o Ministério Público Federal e Polícia Federal, deflagraram nesta terça-feira (19) a Operação Miragem II. O objetivo é desarticular um grupo suspeito de coordenar um esquema criminoso de venda de créditos fictícios junto à União e de falsa quitação de dívidas tributárias.

De acordo com a Receita Federal, há fortes indícios da prática dos crimes de sonegação fiscal, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. “Essas empresas de consultoria, na verdade, praticam estelionato em relação às empresas que elas cooptam para o esquema de venda. Elas oferecem redução no pagamento de tributos, apresentando um suposto direito de crédito junto à União, baseados em títulos da dívida pública, emitidos internamente ou no exterior”, disse o delegado da receita Federal Luiz Antônio Bosser.

Segundo o delegado, isso é uma fraude. “O que é importante o contribuinte ter, a empresa ter em mente, é que não há autorização para a utilização desses títulos no pagamento ou na compensação de tributos junto a Receita Federal. É uma trapaça que essas empresas oferecem no Espírito Santo, e depois perpetram fraudes inserindo em declarações em nome dessas empresas, informações falsas zerando os débitos originalmente declarados, ou reduzindo a valores ínfimos, e apresentam aos empresários regularidade junto a Receita Federal”, afirmou. 

A Polícia Federal está fazendo buscas nas empresas do grupo e nas residências dos sócios responsáveis pelo esquema. Foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão. Essa ação acontece em Vitória e em Goiânia, município de Goiás. Está estimado um prejuízo de mais de R$ 137 milhões aos cofres da União.

Pontos moeda