Polícia

Reportagem da TV Vitória ajuda a localizar na Bahia acusado de aplicar golpes no Espírito Santo

Adriano Bipal Matos, de 42 anos, foi preso na cidade baiana de Eunápolis. Polícia voltou a investigar o suspeito após matéria com empresário, que disse ter sido vítima dele

Segundo a polícia, Adriano é suspeito de aplicar golpes em vítimas no Espírito Santo e na Bahia Foto: TV Vitória

Uma reportagem exibida na TV Vitória/Record ajudou a polícia a chegar até um suspeito de aplicar vários golpes no Espírito Santo, que foi preso nesta quinta-feira (28), na cidade de Eunápolis, na Bahia. Segundo as investigações, Adriano Bipal Matos, de 42 anos, teria aplicado um golpe em um empresário de Vila Velha, que disse ter alugado dois veículos para o acusado e não recebeu o pagamento pelos negócios.

A história foi exibida na TV Vitória/Record no último dia 6 de abril. A partir daí, a polícia voltou a investigar Adriano, que já havia sido preso por aplicar golpes e conseguiu sair da prisão em janeiro do ano passado.

Segundo o empresário que disse ter caído no golpe, o suspeito disse que prestava serviços executivos para uma grande empresa. Em cinco meses, o suposto parceiro nos negócios já possuía outros 17 veículos, alugados de amigos do empresário. 

A partir daí, segundo a vítima, os pagamentos começaram a não ser efetuados e eles perceberam que se tratava de um golpe. Um dos veículos foi encontrado na fronteira do Brasil com o Paraguai.

"Em outubro ele começou a atrasar os pagamentos dos carros e nós começamos a brecar. Ele pediu mais carros, mas nós paramos de fornecer. E aí fomos descobrir que ele pegava esses carros e renvendia para terceiros. Então não tinha mais como reaver e começamos a correr atrás dos carros. Alguns tinham rastreador, então conseguimos recuperar. Mas outros estão perdidos até hoje. Ao todo foram roubados 19 veículos nesse golpe que nós caímos", contou a vítima.

Delegada conta que a polícia conseguiu chegar até o suspeito por meio de denúncias das próprias vítimas Foto: TV Vitória

A história contada pelo empresário foi parar na Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa) e logo apareceram outras pessoas se dizendo vítimas do suspeito. Segundo a titular da Defa, delegada Rhaiana Bremenkamp, a polícia conseguiu chegar até o suspeito por meio dessas informações prestadas pelas vítimas.

"No mesmo dia uma outra vítima nos procurou, alegando um golpe numa venda de imóvel. Ele [suspeito] comprou um apartamento de R$ 3 milhões, deu uma entrada pequena e ficou de pagar o restante, mas não pagou. Essa vítima teve a informação de que ele já estava em Eunápolis. Com isso, nós começamos a investigar boletins de ocorrências e encontramos um caso muito parecido, de um apartamento de R$ 2 milhões, cujo distrato foi realizado usando como pagamento um carro dessa primeira vitima", contou a delegada.

Após ser preso, Adriano não resistiu à prisão. Segundo a polícia, ele não negou os golpes, mas os chamou de "contratos que não deram certo". "Inclusive por ter assistido à matéria [da TV Vitória], ele fala que, um dia depois, procurou essas vítimas e que já está resolvendo. Mas disse que é inocente e que tudo isso foi um desacordo comercial, um negócio que deu errado", disse Bremenkamp.

O suspeito foi autuado por estelionato e encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV). A titular da Defa acredita que outras vítimas devem aparecer em breve. "Eu acredito que irão aparecer muitas vítimas no estado da Bahia, principalmente na cidade de Eunápolis. Ele pode até estar negociando com as vítimas daqui com o dinheiro que ele está recebendo de um golpe lá", frisou a delegada.

Rhaiana Bremenkamp aproveita para alertar a população sobre os cuidados a serem tomados com golpistas. "A primeira dica é buscar saber com quem você está realizando esse negócio. Se a gente digitar o nome do Adriano, a gente vai perceber que existem muitas matérias que indicam a prisão dele. Então uma busca rápida já pode evitar uma dor de cabeça bem grande", orientou.

Pontos moeda