Polícia

Portuário paga R$ 5 mil de fiança por lançar bomba contra jornalistas durante protesto em Vitória

Jornalistas registraram o boletim de ocorrência após a manifestação. O protesto começou por volta das 6 horas e bloqueou a Jerônimo Monteiro, no Centro

O suspeito fio liberado após pagar fiança Foto: TV Vitória

Um portuário, que não teve o nome divulgado, foi acusado de lançar uma bomba contra jornalistas durante o protesto a favor da presidente Dilma Rousseff (PT), na manhã desta terça-feira (10). Ele chegou a ser detido, mas deixou a delegacia após pagar R$ 5 mil de fiança.

Os repórteres registraram o boletim de ocorrência da Delegacia de Vitória. Eles foram agredidos com chutes e empurrões durante a manifestação, que aconteceu no Centro da Capital, em frente ao Palácio do Governo do Estado.

De acordo com os profissionais que cobriam o protesto, a confusão começou quando algumas pessoas pró-impeachment começaram a gritar palavras de ordem contra os manifestantes que ainda fechavam a pista.

“Todas as equipes estavam posicionadas para pegar essa imagem do BME tentando liberar a pista quando um grupo nos encurralou. Eu e o repórter André Falcão fomos os principais alvos deles. Eu quase levei um chute no rosto e me defendi com o braço, e o meu cinegrafista Sérgio Porto levou vários empurrões”, disse o repórter da Rede Tribuna/SBT Geilson Ferreira.

Os jornalistas foram agredidos durante o protesto Foto: TV Vitória

O mesmo aconteceu com a equipe da TV Gazeta/Globo, formada pelo repórter André Falcão e pelo repórter cinematográfico Roberto Pratti. O portuário teria lançado a bomba contra eles. “Eu estava entrevistando de costas para a rua, junto com o meu cinegrafista, e veio um manifestante com uma bomba na mão. Eu vi o momento em que ele acendeu a bomba e jogou no nosso pé. Depois disso, ele saiu correndo. A Guarda já estava monitorando esse homem por ter soltado outras bombas. Os manifestantes tentaram impedir a prisão dele e, nesse momento, ele tirou uma caixa de bombas do bolso e jogou no chão”, contou André Falcão.

A repórter Suellen Araújo, da TV Vitória/Record, precisou subir em uma grade para se proteger.

Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas e do Sindicato Estadual da categoria estiveram na delegacia e repudiaram as agressões e tentativas de censura praticada pelos manifestantes. “É lamentável essa situação de agressão aos profissionais da imprensa. A gente sempre sofreu agressão da polícia e agora dos manifestantes, que são trabalhadores como nós. Espero que isso não aconteça mais e que os manifestantes entendam que jornalista está na rua para trabalhar. Ele tem o direito legal de cumprir a obrigação dele”, destacou a tesoureira da Fenaj, Suzana Tatagiba.

Depois da ação da PM o protesto foi encerrado Foto: Carolina Boueri

Manifestação 

O protesto começou por volta das 6 da manhã. Manifestantes a favor do governo da presidente Dilma Rousseff bloquearam os dois sentidos da Avenida Jerônimo Monteiro e da Governador Bley, ateando fogo em pneus. Manifestantes chegaram a encurralar os jornalistas, que foram agredidos. Depois da ação da PM o protesto foi encerrado. 

Pontos moeda