Polícia

Suspeitos do assassinato de professora aposentada são presos em Cachoeiro de Itapemirim

A polícia ainda busca um quarto envolvido no crime. Dois dos detidos negaram a autoria do crime e um terceiro, ainda não foi ouvido

Paulo Sérgio, Juliano e Edno foram presos por suspeita de envolvimento na morte da professora aposentada Anna Gava Foto: ​Divulgação PC

Três suspeitos de participação no assassinato da professora aposentada Anna Gava, de 77 anos, foram presos e apresentados pela polícia nesta sexta-feira (13). A morte foi registrada no dia 07 de outubro do ano passado, em Cachoeiro de Itapemirim.

Um quarto suspeito ainda é procurado pela polícia. Anna foi encontrada morta no interior de seu veículo na manhã do dia 8, no distrito de Pacotuba, zona rural do município.

Foram presos: Juliano Rempto, de 38 anos; e Edno Scheidegger Fagundes, de 26 anos. O terceiro envolvido, Paulo Sérgio Fabri de Oliveira, de 45 anos, conhecido como ‘Paulinho da Bomba’, já está preso por envolvimento em outro crime. Os três tiveram a prisão temporária de 30 dias decretada pela Justiça de Cachoeiro. Após a conclusão, o delegado Guilherme Eugênio vai pedir a conversão para prisão preventiva.

De acordo com o delegado, a polícia chegou até os suspeitos após o depoimento de uma testemunha preservada do caso. Durante as investigações, cerca de 40 pessoas foram ouvidas. “Essa testemunha obteve a narrativa do crime juntamente a um desses suspeitos, e com isso, conseguimos entender melhor a dinâmica dos fatos. No entanto, permanecemos ainda com duas linhas de investigação: homicídio e latrocínio”, comenta Eugênio.

Na ocasião do assassinado, o crime foi unificado com a Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri). “O Dr. Augusto entendeu que não teve latrocínio, já que não levaram nada da vítima, e o inquérito retornou para a Crimes Contra a Vida. Esses suspeitos já eram apontados no crime, mas até então, não tínhamos elementos que os ligassem diretamente ao assassinato. Um deles chegou a ser levado para a delegacia como suspeito, mas foi liberado por falta de prova”, explica o delegado.

O crime

Anna Gava foi assassinada em outubro do ano passado Foto: ​Reprodução

Parentes da vítima contaram, em depoimento, que a professora saiu de casa em seu veículo, um Gol, de prata, por volta das 19h30. A casa não apresentava sinais de arrombamento, o que chamou a atenção da polícia. “Ela foi sequestrada nesse horário e foi levado, por uma estrada de chão, até o município de Jerônimo Monteiro para fazer um saque em uma agência bancária. Não sabemos o que houve, mas o saque não foi efetuado”, ressaltou Guilherme.

A testemunha preservada contou em depoimento, que Edno e Juliano, de moto, foram até a residência na vítima naquela noite. Edno estacionou o veículo em frente ao imóvel e o quarto suspeito, que não teve o nome divulgado para não atrapalhar as investigações, entrou na casa. Ele teria sequestrado a professora, a retirou de casa em seu próprio carro e seguiram para o local onde Paulo e Juliano aguardavam em outra moto, há alguns metros à frente da casa da vítima.

“Eles tentaram o saque. Ou ele pode ter tido problemas com a senha ou levou o cartão errado até a agência, isso ainda não sabemos. Os suspeitos tinham conhecimento que ela tinha dinheiro guardado. Como não conseguiram êxito, eles retornaram à Burarama, mas pela rodovia. No caminho, desviaram por uma estrada de chão e executaram a professora. A perícia apontou que ela morreu com um tiro encostado na cabeça e outro de certa distância”, disse o delegado.

Depois do crime, Juliano se mudou para Cachoeiro de Itapemirim. Edno e Paulo permaneceram morando em Burarama, e o quarto suspeito fugiu. “Acreditamos que eles tenham matado por frustração no saque ou com medo de ela vir a falar alguma coisa. Além do depoimento da testemunhas preservada, o que nos chamou a atenção nesse caso foi o uso de uma arma calibre .40, que é pouco usado em assassinatos no estado. Aqui no sul foram pouquíssimos e vamos confrontar com projeteis apreendidos após uma tentativa de homicídio, ocorrida um mês após a morte de Anna, para sabermos se são os mesmos envolvidos”, completa o delegado.

Paulo já estava preso por outro crime. Juliano e Edno receberam voz de prisão depois de serem intimados a depor na delegacia. Os dois foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro de Itapemirim.

Pontos moeda