Polícia

Bandidos rendem estudantes e promovem arrastão na porta de escola em Vila Velha

Arrastão aconteceu no horário de entrada do turno da tarde. Pais reclamam que o portão da instituição fica fechado e que os alunos precisam esperar o início das aulas do lado de fora

Assaltos aconteceram na frente de uma escola em Paul Foto: TV Vitória

Um arrastão assustou alunos e professores de uma escola de ensino fundamental em Paul, Vila Velha. Segundo a instituição de ensino, pelo menos nove alunos foram rendidos pelos criminosos, que agiram no horário de entrada do turno da tarde, nesta quarta-feira (15).

Uma câmera de videomonitoramento registrou o momento em que um dos assaltantes, utilizando uma blusa listrada, passava pelos alunos, que estavam em frente à escola. Após observar o local, ele aborda uma menina e rouba o celular dela.

No entanto, outras vítimas também foram rendidas pelo suspeito, que estava acompanhado de um comparsa. A diretora da escola contou, por telefone, que pelo menos nove alunos foram roubados.

Uma professora de ciências, que trabalha há três anos na instituição e preferiu não se identificar, contou que já estava dentro da escola quando tudo aconteceu. Ela disse, no entanto, que presenciou o desespero dos alunos.

"Houve o maior alvoroço, porque as crianças ficaram muito assustadas no momento. Eles perderam vários objetos e se sentiram muito ameaçados. Os professores nem conseguiram dar aula", lembra.

A professora pede mais segurança para a instituição. "A gente está pedindo mais segurança. Por favor, tomem mais conta da escola", implorou.

Portão fechado

Imagem de videomonitoramento mostra o momento em que um dos criminosos se aproxima dos estudantes Foto: Reprodução

A cuidadora Lucineia Nunes de Moraes, mãe de uma aluna de 11 anos da instituição, conta que ficou preocupada com a situação e que tem medo de que aconteça alguma coisa com a filha. Nesta quinta-feira (16), um dia depois do arrastão, ela fez questão de acompanhar a menina até a escola, mesmo a estudante tendo indo de van.

"Geralmente as crianças ficam esperando 15 minutos do lado de fora e isso não é correto. O portão da escola fica fechado e eles têm que esperar até a escola abrir", disse.

Já a dona de casa Mary Ellen Rocha Rosendo diz que compartilha do mesmo receio. Por isso, ela passou a vir com os dois filhos para a escola todos os dias. Ela conta que, quando os alunos chegam atrasados, não podem esperar dentro da instituição.

"É perigoso porque eles fecham o portão e lá dentro tem espaço para as crianças poderem ficar. Então a partir do momento em que eles vêm para a escola uniformizados, a responsabilidade é da escola", afirmou.

Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que a abertura dos portões da escola para os alunos do turno vespertino é às 12h50. Segundo a prefeitura, o horário foi previamente acordado em uma reunião com os pais.

Já a Polícia Militar, também por meio de nota, informou que foi acionada, realizou buscas pela região, mas os suspeitos não foram localizados. Segundo a PM, as vítimas foram orientadas a registrar a ocorrência na delegacia. 

A Polícia Militar frisou ainda que, por ser uma escola municipal, a segurança da unidade é de responsabilidade da prefeitura, por meio de segurança patrimonial. A PM ressaltou também que realiza patrulhamento em todo o bairro e atua sempre que acionada em casos de crimes, por meio do 190.

Pontos moeda