Polícia

Mais de 40 toneladas de mercadorias contrabandeadas e falsificadas são apreendidas em Vitória

Material foi recolhido pela Receita Federal durante a Operação Huo Sha, realizada em 12 estabelecimentos comerciais localizados no Centro e na Vila Rubim

Resultado da operação foi apresentado durante coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira Foto: Divulgação/Sefaz

Cerca de 44 toneladas de mercadorias contrabandeadas e falsificadas foram apreendidas durante uma operação de combate ao contrabando e descaminho em Vitória, realizada pela Alfândega da Receita Federal. A ação foi realizada em 12 estabelecimentos comerciais localizados no Centro de Vitória e na Vila Rubim, na manhã desta terça-feira (28). 

Os comerciantes tiveram as lojas fechadas pela Receita Federal, pela prática de contrabando, sonegação fiscal e falsificação de marcas. Eles não foram presos, mas podem ser responsabilizados pelos crimes, quando o inquérito for aberto. 

"Nós temos 44 toneladas de produtos retidos ou apreendidos. Dessas 44 toneladas, uma tonelada e meia já foi apreendida, porque encontramos evidentes indícios de falsificação. E esses produtos que são apreendidos vão normalmente a perdimento", ressaltou o inspetor-chefe da Receita Federal em Vitória, Flávio Coelho.

Agora, os responsáveis pelos estabelecimentos têm 24 horas para apresentar os documentos que comprovem a regularidade fiscal das aquisições. Caso as comprovações não sejam fornecidas, os produtos estão sujeitos à aplicação da pena de perdimento.

"Enquanto a gente não consegue analisar a documentação, ou seja, a documentação não é oferecida, a loja não pode ser reaberta, porque ela está lacrada", explicou Flávio Coelho.

A Receita Federal também vai investigar a origem e a procedência dos produtos apreendidos. Boa parte do material pode ter sido fabricada na Ásia, comercializada no Paraguai e trazida irregularmente para o Espírito Santo. Já os produtos falsificadas, segundo a Receita Federal, podem ter saído de fábricas clandestinas brasileiras.

O prejuízo aos cofres públicos causado pela comercialização ilegal dos produtos ainda vai ser calculado. No entanto, o inspetor-chefe da Receita Federal adianta que o valor vai muito além dos impostos não recolhidos pelos comerciantes.

"A gente pode até calcular o quanto de imposto foi sonegado diretamente com a comercialização daquele produto. Mas o prejuízo à concorrência leal, o prejuízo à sociedade, o prejuízo à economia é muito maior", frisou.

Operação

A Operação Huo Sha, que em mandarim significa "Montanha de Fogo", contou com a participação de mais de 30 homens da Alfândega, Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Polícia Federal e da Polícia Militar.

A operação foi desencadeada depois que o Serviço de Vigilância e Controle Aduaneiro da Alfândega da Receita Federal em Vitória fez um trabalho de investigação sobre as empresas e as mercadorias. Durante o levantamento foram encontrados indícios que apontam para os crimes de contrabando, sonegação fiscal e falsificação de marcas.

Pontos moeda