Polícia

Operação ‘Red House’ cumpre mandados de prisão em Conceição do Castelo e Muniz Freire

Quatro pessoas foram pessoas e uma adolescente apreendida durante a ação, batizada em homenagem a cor da casa de um dos detidos. Outras duas pessoas ainda não foram localizadas

A operação ‘Red House’ contou com 15 policiais civis e foi realizada em Muniz Freire e Conceição do Castelo Foto: ​Divulgação/PC

Uma operação deflagrada na manhã desta sexta-feira (24) pela Polícia Civil de Muniz Freire, Conceição do Castelo, Iúna, Ibitirama e Brejetuba, resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de uma adolescente de 16 anos, todos por envolvimento com o tráfico de drogas na região. Ao todo, 15 policiais participaram da ação batizada de ‘Red House’, comandada pelos delegados Felipe Brandão de Oliveira e Cláudio Rodrigues Araújo.

A ação teve início às 6h e foram cumpridos seis mandados de prisão temporária de 30 dias e sete de busca e apreensão em Muniz Freire e Conceição do Castelo. Duas pessoas ainda não foram localizadas pela polícia, que continua com as buscas pela região.

De acordo com o titular da Delegacia de Conceição do Castelo, Cláudio Rodrigues Araújo, a operação teve como objetivo desarticular o tráfico na região. “Nosso intuito é coletar elementos informativos que apontem para a forma de atuação de traficantes locais e dos fornecedores que trazem os entorpecentes de municípios da Grande Vitória”, explica. 

Segundo a Polícia Civil, foi preso Thiago Lima Chrisostomo, de 30 anos, apontado pela polícia como um dos traficantes mais ativo de Muniz Freire. Ele foi detido em sua residência, no bairro Cohab. Além dele, foram presos Rubem Rainha Júnior, de 19 anos, e Elton da Silva Torrente, de 18. Eles foram localizados em suas residências, nos bairros Cachoeirinha e São Vicente de Paula, todos em Muniz Freire.

A adolescente E.A.L., de 16 anos, também apreendida em Muniz Freire, foi encaminhada até a Delegacia do município pelo Conselho Tutelar, onde prestou informações e liberada após o comparecimento de familiares no local.

Em Conceição do Castelo foi preso Romário Belisário Firgulha, de 41 anos, apontado pela polícia como um dos traficantes de drogas mais ativo no município. Ele foi detido em sua residência, que também foi alvo de cumprimento de mandado de busca e apreensão. Romário já teve passagem pela polícia e ficou preso por quatro anos por envolvimento com o tráfico de drogas no município. 

‘Red House’

Segundo o delegado Cláudio Rodrigues de Araújo, essa é a segunda etapa da operação. A primeira foi realizada na última terça-feira (21). “Os policiais civis de Muniz Freire prenderam Ediene de Souza Vieira, de 38 anos, conhecida como ‘Loira’, e Maycon Castelo de Oliveira, de 19, no centro de Venda Nova do Imigrante, transportando 210 gramas de pasta base de cocaína”, explica.

A droga, segundo a polícia, seria entregue para Romário Belisário Firgulha. “Maycon era o condutor da moto que trouxe Ediane até a região para entregar a encomenda de Romário. Ela residente no Morro da Gama, em Cariacica, e é uma das principais fornecedoras de drogas dos traficantes de Muniz Freire e municípios da região”, continua o delegado.

O delegado de Muniz Freire, Felipe Brandão de Oliveira, disse que a operação ainda não está encerrada. “As investigações estão em andamento e outras prisões podem ser requeridas”, completa. O nome da operação ‘Red House’ foi escolhido em alusão a cor da residência de Tiago, um dos presos em Muniz Freire.

Todos os detidos foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro de Itapemirim.

Pontos moeda