Polícia

Estado registra menor taxa de homicídios dos últimos 23 anos

O número ainda é alto, mas já foi bem maior, segundo a Sesp. Nos primeiros quatro meses do ano passado 570 pessoas foram assassinadas no Espírito Santo

Segundo o secretário, os números podem melhorar Foto: TV Vitória

De janeiro a abril deste ano 429 pessoas foram mortas no Espírito Santo. Esta é a menor taxa de homicídios dos últimos 23 anos, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp). O número ainda é alto, mas já foi bem maior. Nos primeiros quatro meses do ano passado 570 pessoas foram assassinadas no Estado. No mesmo período deste ano houve uma redução de 24 % de crimes.

“Isso não é um resultado que aparece de uma hora para a outra. Nós estamos numa sequência de redução de taxas de homicídio e de quantidade nos últimos sete anos. nós tínhamos um contexto em 2009 com mais de duas mil mortes e agora vamos chegar próximo a mil. O resultado estatístico é muito importante”, destacou o secretário de Segurança, André Garcia.

O local que concentra maior o número de crimes é a Grande Vitória. Tanto em 2015 quanto neste ano a região registrou 55 % dos casos.  Serra diminuiu de 128 assassinatos para 102. A capital foi o município que registrou a menor redução de crimes, apenas 5% com relação aos primeiros quatro meses do ano passado. 

“O município da Serra está num processo muito grande de redução de homicídios. É um trabalho feito pelo batalhão local, a Delegacia de Crimes Contra a Vida e integrada com a prefeitura”, disse Garcia.

Mas esses números podem melhorar. Para isso a secretaria estadual de segurança pretende investir em ações sociais. “Não basta só o trabalho da polícia, as operações policiais e o planejamento organizado, mas é importante a prevenção. Trabalhar com foco nesses jovens e a ocupação social é a aposta”, afirmou o secretário.

Pontos moeda