Polícia

Ferro velho é interditado após nova operação da Polícia Civil em Cachoeiro

No local, de acordo com a polícia, há entre cerca de R$ 3 a R$ 5 milhões em peças de veículos. Seis motores, de veículos furtados/roubados, foram encontrados

Um ferro velho foi interditado pela polícia durante a nova fase da operação 'Desmonte' em Cachoeiro Foto: ​Divulgação/PC

Nesta segunda-feira (4), a Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), de Cachoeiro de Itapemirim, em conjunto com a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, de Vitória, realizou mais uma etapa da operação ‘Desmonte’, que tem como objetivo coibir o desmanche de veículos em ferros velhos e oficinas clandestinas de do município. 

De acordo com o delegado Augusto Giorno, a operação é um desdobramento da ação realizada na última quinta-feira (30), que prendeu uma quadrilha envolvida em desmanche de veículos, inclusive a dona de um ferro velho. Após a audiência de custódia na tarde de sexta-feira (1º), todos eles forliberados pela Justiça.

“As investigações, inicialmente, apontam que veículos subtraídos na Grande Vitória estavam sendo desmanchados em Cachoeiro. Além disso, veículos vindos do Rio de Janeiro também era desmanchados na cidade”, comenta o delegado Augusto Giorno. A ação contou com cerca de 40 policiais civis. 

Segundo o titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, Ricardo Monteiro de Toledo, essa é uma ação de fiscalização. “Fizemos uma fiscalização nesses estabelecimentos. Foram oito ferros-velhos e três oficinas. Tínhamos denúncias que, supostamente, esses locais revendiam peças de veículos furtados/roubados”, explica.

O delegado ressaltou ainda que em 2013 houve uma mudança na legislação e desde então, os locais precisam ter um Registro de Autorização de Funcionamento (RAF), expedido pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. “A própria delegacia é a responsável pela vistoria do lote de veículos comprados nesses locais para serem desmanchados”, frisa.

A ação de fiscalização foi realizada em oito estabelecimentos da cidade, além de oficinas Foto: ​Divulgação/PC

No Espírito Santo a média de veículos furtados/roubados recuperados é de 78%, e acordo com Toledo. “Já estávamos planejando essa operação em Cachoeiro, e ela também será realizada em outros municípios do estado. É uma determinação de Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp)”, completa Ricardo.

Fiscalização

Durante as buscas, os policiais encontraram seis motores de veículos com restrição de furto/roubo. Na última quinta-feira (30), outro dois tinham sido encontrados. “Os outros locais fiscalizados estão funcionando legalmente, mas em um ferro velho encontramos irregularidades”, concluiu Augusto Giorno.

A Coferro, um dos alvos da operação, foi interditada pela polícia e terá o RAF cassado de acordo com Ricardo Toledo. As investigações sobre o caso seguem com a Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio e o delegado Augusto Giorno vai representar pela prisão da proprietária do local.

Pontos moeda