Polícia

Homem em surto atira contra si próprio após fazer 19 reféns dentro de banco em Cariacica

Roberval Coutinho Barcelos, 39 anos, deu sinais de que preparava a sua rendição quando atirou contra si próprio. O homem foi resgatado com vida para um hospital

O seqüestro dentro de uma agência do Banestes, em Cariacica Sede, que teve início na tarde de quarta-feira (20), terminou. Por volta das 20h30, Roberval Coutinho Barcelos, 39 anos, que em um estado de surto psicótico mantinha cerca de 19 pessoas reféns depois de tomar a arma do segurança da agência bancária, deu sinais de que preparava a sua rendição quando atirou contra si próprio.

O homem foi resgatado com vida para um hospital e até o fechamento desta reportagem ainda não havia informações sobre o estado de saúde dele.

Era por volta das 16 horas, quando militares de equipes especializadas da Polícia Militar e até o helicóptero Hárpia do Notaer foram acionados ao local. Roberval apresentando sinais de desequilíbrio teria desarmado o segurança do local e manteve as 19 pessoas reféns durante mais de 4 horas de negociação.

Os trabalhos de negociação se estenderam por toda a tarde e início da noite. Militares da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e do Batalhão de Missões Especiais (BME) isolaram toda a área de acesso à agência bancária. Por orientação de militares do Corpo de Bombeiros, os comércios próximos ao banco fecharam as portas por volta das 17 horas.

Populares informaram à equipe de reportagem do Folha Vitória que o homem era morador do bairro São João Batista, em Cariacica, e passou a ter problemas psicológicos após descobrir ser portador de uma doença grave. Disseram ainda que ele conhecia os seguranças do banco.

Uma equipe do BME entrou na agência bancária para negociar a rendição do homem e a saída dos reféns. Segundo informações apuradas pela equipe de reportagem junto aos militares, quando o homem em surto psicótico entrou na agência dez pessoas - entre clientes e funcionários – estavam no local. Por volta das 19h50, apenas quatro pessoas haviam sido liberadas pelo homem.

Às 18h29, um militar do BME chegou a abrir a porta da agência, mas ninguém saiu do local. Os policiais militares ampliaram a área de isolamento e equipes do Grupo de Apoio Operacional (GAO), da Polícia Militar também foram para o local da ocorrência. A invasão à agência bancária chamou a atenção de moradores e muitos curiosos que permaneceram próximos do banco acompanhando o trabalho da polícia durante toda a tarde e boa parte da noite.

Ainda por volta das 20 horas, o invasor da agência estava usando um colete à prova de balas e, de acordo com informações dos militares que acompanhavam a ocorrência, ele estava com duas armas que foram tomadas dos seguranças do banco.  Uma mulher serviu de escudo para ele e os demais reféns permaneciam deitados. Familiares do homem também acompanharam todo o trabalho da polícia, inclusive a negociação com o suspeito.

Pontos moeda