Polícia

Pelo menos um taxista é assaltado por dia na Grande Vitória, diz sindicato

Para reduzir a quantidade de crimes, categoria pede mais abordagens policiais aos motoristas e aos passageiros, já que o tipo de serviço facilita a ação dos criminosos

Pelo menos um taxista é assaltado, em média, na Grande Vitória, afirma sindicato da categaoria no Estado Foto: TV Vitória

Pelo menos um taxista é assaltado por dia nas ruas da Grande Vitória, segundo dados do Sindicato dos Taxistas do Espírito Santo. De acordo com o sindicato, o motivo desse índice é que o profissional é considerado um alvo fácil pelos criminosos, principalmente durante a noite. 

Para reduzir a quantidade de crimes, a categoria pede mais abordagens policiais aos motoristas e aos passageiros, já que o tipo de serviço facilita a ação dos criminosos.

"Um pai de família que trabalha a noite toda para ganhar o seu sustento e, quando chega de manhã, na hora de ir descansar, vem um vagabundo para assaltar, o cara acaba perdendo a cabeça. Não seria isso o que deveríamos fazer, mas infelizmente cada um tem a sua cabeça e, na hora, a  explosão é de cada um", afirmou o diretor do Sindicato dos Taxistas do Estado, Sérgio Marinho.

Um taxista, que prefere não se identificar, aceitou conversar com a equipe de reportagem da TV Vitória/Record. Atuando na área há 30 anos, ele conta que os assaltos estão aumentando. O taxista conta que mantém os vidros do veículo claros e aguarda os passageiros sempre em pontos mais movimentados. Segundo ele, são medidas de segurança para tentar evitar os assaltos.

"Isso aqui é um trabalho muito árduo. Você trabalha com tanto amor, tanto sacrificio, trata as pessoas com tanto carinho e, no final, um vagabundo leva tudo o que você fez naquele dia. É muito chato", lamenta.

Mesmo com todos os cuidados, o taxista afirma que fugir da ação dos criminosos está cada vez mais difícil. Ele conta que já passou por seis assaltos durante o trabalho. 

O último aconteceu em março deste ano. Segundo ele, o bandido embarcou no veículo em um shopping, em Vila Velha, e, quando chegou ao destino, anunciou o assalto. O taxista reagiu, mas o criminoso levou a melhor e fugiu com o dinheiro de um um dia inteiro de trabalho.

Taxista esfaqueado

Taxista foi esfaqueado em Vila Velha nesta terça Foto: Patrícia Battestin

Nesta terça-feira (12), o taxista Zenilson Pereira dos Santos foi esfaqueado durante o trabalho, em Vila Velha. Segundo a polícia, o suspeito, Eliezer Gomes, de 26 anos, e duas mulheres embarcaram na praça do Ibes. Ao chegarem ao bairro Alvorada, o assalto foi anunciado. 

O taxista reagiu e foi ferido no pescoço e na mão, e foi abandonado na rua. No hospital, a filha de Zenilson conversou com a imprensa e fez um desabafo.

"Ele não aceita ser roubado, porque ele trabalha a noite inteira para ganhar o dele e aí vem um vagabundo, que não faz nada, para roubar", protestou.

Pontos moeda