Polícia

Suspeito de tortura teria cometido mais oito crimes após ser liberado pela polícia em Cariacica

Stuart Ferreira Ribeiro chegou a ser detido após agredir um vigilante durante um assalto, mas foi solto. Agora, com a conclusão do inquérito, suspeito é procurado pela polícia

Agora procurado pela polícia, Stuart chegou a ser levado para a Delegacia de Campo Grande, mas foi liberado Foto: Reprodução

A polícia procura por um homem suspeito de ter torturado, em maio deste ano, um vigilante de 50 anos, que trabalhava em um canteiro de obras, em Cariacica. Na época, Stuart Ferreira Ribeiro, de 32 anos, chegou a ser levado para a delegacia, mas acabou liberado, já que não havia mandado de prisão em aberto contra ele e o período para o flagrante já havia expirado.

Agora, com a conclusão do inquérito por parte da Polícia Civil, a Justiça expediu um mandado de prisão contra o Stuart, que está foragido. No entanto, desde o momento em que o suspeito foi liberado até a expedição do mandado, Stuart já teria cometido outros oito crimes, segundo a polícia.

O vigilante que teria sido torturado pelo suspeito ainda apresenta marcas da violência sofrida, como perfurações nas mãos e vários hematomas pelo corpo. Ele conta que foi covardemente agredido durante um assalto ao canteiro de obras onde trabalhava, no bairro Santa Catarina, em Cariacica.

A vítima foi rendida por três homens, sendo que um deles estava armado. Os criminosos mandaram o vigilante entregar a chave da sala da administração, mas como a vítima não tinha acesso ao local, acabou sendo torturada.

Vigilante torturado durante assalto ainda possui marcas das agressões pelo corpo Foto: TV Vitória

"O rapaz pulou a cerca, veio com o revólver, botou na minha nuca e me levou para trás do canteiro. Aí tiraram o ar condicionado, me deram um monte de chute, me jogaram um bloco nas costas, me deram ripada, me enforcaram com minha própria camisa, botaram minha mão no arame farpado e apertaram. E ele botou o revólver na minha cabeça, falando que ia me matar", contou.

Os três homens fugiram, levando dois celulares e R$ 300 do funcionário. Um aparelho de ar condicionado também foi roubado. Segundo a polícia, Stuart é o principal responsável pelas agressões. Ele teria ameaçado a vítima de morte, mas foi impedido pelos comparsas. "O rapaz falou 'eu vou matar ele'. Aí um deles falou que não era para me matar, não sei qual. Estava de noite e é muito escuro", lembrou.

Após o crime, o vigilante registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil. Por meio do rastreamento dos aparelhos celulares da vítima, a polícia localizou Stuart e o encaminhou para a Delegacia de Campo Grande, em Cariacica. 

Na delegacia, ele negou a autoria do crime, mas a vítima garantiu que era ele mesmo o autor das agressões. Apesar do reconhecimento, o suposto bandido foi liberado e saiu pela porta da frente da delegacia. 

"Já tinha passado mais de uma semana do roubo e ele não pôde ser preso, teve de ser liberado. A partir daí é que nós pedimos a prisão preventiva dele", explicou o delegado André Landeira.

Investigações

Somente após a conclusão das investigações, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do suspeito. Depois da agressão ao vigilante, outros oito crimes atribuídos a Stuart foram denunciados. Segundo a polícia, em um dos casos uma adolescente de 15 anos foi agredida pelo suspeito durante um assalto. 

De acordo com o delegado, o suspeito está aterrorizando moradores e comerciantes da região. "Para nós, ele é extremamente violento, completamente perigoso, além de ser frio e totalmente indiferente ao sofrimento das vitimas", destacou Landeira.

Stuart já foi condenado por roubo e se aposentou por invalidez depois de levar oito tiros durante uma tentativa de homicídio, em 2008. A polícia conta com a ajuda da população para encontrar o suspeito. "Por favor, denunciem a localização dele para nós", pediu o delegado.

Quem tiver qualquer informação que possa ajudar o trabalho da polícia deve entrar em contato com o disque-denúncia, pelo telefone 181. Não é preciso se identificar.

Pontos moeda