Polícia

Viana lança aplicativo de celular para reforçar a segurança na cidade

O aplicativo ‘Sentinela’, que estará disponível para uso em celulares, permitirá a interação da comunidade como os agente de segurança pública

O aplicativo está disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e IOS Foto: ​Reprodução

Será lançado nesta sexta-feira (1) mais uma ferramenta para contribuir com a segurança pública do município de Viana.  O aplicativo ‘Sentinela’, que estará disponível para uso em celulares, permitirá a interação da comunidade como agente de segurança pública. Ele também vai otimizar o trabalho do Centro Integrado de Videomonitoramento de Viana (CIM). O lançamento será às 17 horas, na prefeitura.

“É importante enfatizar que o aplicativo será uma ferramenta de interação com o cidadão oferecendo um canal de comunicação para denúncias de ações criminosas nas áreas videomonitoradas no município. O município conta com 40 câmeras distribuídas em diferentes pontos de 14 bairros e, também, em alguns trechos da BR 262. O uso do aplicativo não exclui o registro de ocorrências pelo telefone 190”, explicou o secretário de Defesa Social de Viana, Ledir Porto.

Ledir destacou que a ferramenta é mais um investimento da Prefeitura de Viana na área de segurança pública, visando não somente centrar na ação da polícia, mas nas diversas iniciativas que contribuem com a gestão e ordenamento do espaço urbano.

Como usar

O aplicativo está disponível para celulares com os sistemas operacionais Android. Para acessar, o cidadão precisa baixá-lo pelo Google Play, digitando 'Sentinela'. A ferramenta irá possibilitar ao cidadão vianense que estiver nas áreas monitoradas pelas câmeras, tanto quanto vítima ou informante de qualquer ato delituoso/criminoso, acionar o Centro Integrado de Monitoramento da Prefeitura de Viana, por meio do aplicativo de celular. O aplicativo poderá relatar o delito e a localização exata da denúncia. Para o sistema operacional IOS, a expectativa é de que o aplicativo seja liberado na próxima semana.

A iniciativa prevê que a população possa colaborar com as ações de segurança e, por meio do Centro Integrado de Videomonitoramento, acionar as forças policiais sempre que houver necessidade e outras providências legais, com a garantia que a identificação seja preservada.

Pontos moeda