Polícia

Empresário é baleado durante tentativa de assalto a casa de câmbio no Centro de Vitória

O homem baleado, identificado como Everaldo José Batista, é dono da casa de câmbio e de uma sorveteria que fica ao lado. Ele foi atingido por dois tiros na porta da sorveteria

Empresário foi baleado na porta da sorveteria que fica ao lado da casa de câmbio Foto: Reprodução

Um empresário foi baleado após reagir a uma tentativa de assalto a uma casa de câmbio, localizada na Avenida Beira Mar, no Centro de Vitória. O crime aconteceu por volta das 16h20 desta quinta-feira (25).

O homem baleado, identificado como Everaldo José Batista, de 50 anos, é dono da casa de câmbio e de uma sorveteria que fica ao lado. A vítima foi atingida por dois tiros na porta da sorveteria. O empresário foi socorrido pela Polícia Militar e levado para o hospital São Lucas, em Vitória.

A cunhada da vítima contou à polícia que estava na sorveteria, quando dois homens chegaram, tomaram um sorvete, ficaram no local por mais alguns minutos e depois perguntaram onde poderiam comprar dólares. Ela chegou a indicar a casa de câmbio, que fica ao lado da sorveteria. "Perguntaram sobre a casa de câmbio, eu apontei que era ao lado e eles foram. Pagaram o sorvete e foram normalmente", contou.

Os homens saíram da loja e voltaram minutos depois. Eles anunciaram o assalto e mandaram a mulher abrir uma porta que fica na parte de dentro, que liga a sorveteria à casa de câmbio. Nesse momento, Everaldo ouviu o barulho e foi até o local.

"Eles falaram fica calma, que não vai acontecer nada com você. Mandaram eu abrir uma porta, mas eu não tinha a chave da pota. Meu cunhado imagino que viu pela câmera e entrou com a barra de ferro para me defender. Ele entrou na frente dos tiros para não pegar em mim", disse.

Segundo a cunhada, o empresário lutou com os bandidos e foi atingido por dois tiros. Dentro da sorveteria ficaram marcas de tiro e de sangue. Testemunhas alegam que o Samu foi acionado, mas devido à demora na chegada da ambulância, a vítima acabou sendo socorrida por uma viatura da Polícia Militar. 

Sobre esse fato, a coordenação do SAMU 192 informou que, naquele momento todas as ambulâncias próximas ao local estavam em atendimento. Segundo a coordenação, a ambulância mais próxima, que estava na Mata da Praia, em Vitória, foi deslocada para o local e, durante o percurso, a solicitação foi cancelada, pois a vítima já havia sido removida.

A tentativa de latrocínio está sendo investigada pela Polícia Civil e, até o momento, nenhum suspeito foi detido.

Outro caso

Na última segunda-feira, uma outra casa de câmbio foi assaltada, também no Centro de Vitória Foto: Reprodução

Esse, no entanto, não foi o único caso de roubo a uma casa de câmbio no Centro de Vitória registrado nesta semana. Na última segunda-feira (22), por volta das 13h30, outro estabelecimento do tipo foi assaltado na mesma região. 

O dono estava na recepção quando um homem de casaco entrou e rendeu o proprietário da casa de câmbio. A câmera de segurança do local registrou toda a ação, mas não é possivel afirmar se o bandido estava armado.

As imagens mostram que o criminoso age com calma, diz alguma coisa e obriga o comerciante a deitar no chão. Em seguida, o bandido obriga a vítima a entregar um cordão de ouro, além de euros e dólares, que estavam numa gaveta. O prejuizo, segundo o proprietário do estebelecimento, foi de cerca de R$ 50 mil.

Desde que aconteceu o roubo, a loja permanece fechada. O dono chegou a viajar para aliviar um pouco o trauma vivido. A loja funciona no mesmo endereco há 20 anos. 

O atendimento era feito por meio grades e, na parte da frente, ficava um recepcionista. No entanto, no ano passado eles passaram por problemas financeiros, demitiram o funcionário e o dono passou a trabalhar sozinho na parte da frente, justamente onde aconteceu o assalto.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Patrimonial, que ainda não tem pistas sobre o suspeito. Quem tiver qualquer informação que possa ajudar o trabalho da polícia deve entrar em contato com o disque-denúncia, pelo telefone 181. Não é preciso se identificar.

Pontos moeda