Polícia

Polícia registra queda de 22% no número de desaparecidos no Estado

No primeiro semestre deste ano foram registrados quase 430 casos de pessoas que desapareceram. Mas o número é menor que o registrado no ano passado

O delegado acredita na parceria com a mídia Foto: TV Vitória

A Polícia Civil registrou uma queda de 22% no número de pessoas desaparecidos no Espírito Santo. De janeiro a julho deste ano foram registrados 424 desaparecimentos no Estado, 120 pessoas a menos que no ano passado. Desse total, 150 casos foram de meninas de até 17 anos. Na maioria das vezes são jovens que saem de casa em busca de uma aventura amorosa.

O delegado responsável pela Delegacia de Desaparecidos, José Lopes, atribui a redução ao trabalho de investigação junto com a divulgação na mídia.

“Após essa parceria com a mídia, esse número começou a reduzir gradativamente. Por curiosidade, eu fui perguntando às pessoas e elas falavam que eu as fazia ‘pagar mico’ colocando as fotos na televisão”, informou o delegado.

Três dias desaparecida

Assim como a maioria dos casos registrados, uma jovem de 14 anos saiu de casa sem avisar e deixou a mãe desesperada na última semana. A menina disse que ia à padaria comprar pão e não voltou. “Ela queria ficar na rua e eu não deixava. Por conta disso ela saiu de casa”, disse a mãe.

A mãe ficou desesperada com o sumiço da adolescente Foto: TV Vitória

Junto com a Polícia Civil a família iniciou as buscas, mas a cada momento a jovem, moradora do bairro São Pedro, em Vitória, parecia mais distante. Até que na quarta-feira (3) a mãe soube que ela esteve em um restaurante no bairro Ilha do Príncipe, também na capital. 

A irmã mais velha da adolescente entrou em contato com ela e conseguiu localizá-la. Depois de uma conversa, a jovem foi convencida a voltar para casa e acabar com o sofrimento de todos. “Foram dias aterrorizantes. Eu ainda não coloquei para fora a dor. Foi uma angústia, uma tristeza, para saber se a minha filha estava viva ou morta”, contou.

Já em casa, a adolescente preferiu não comentar sobre o episódio. A família não quis entrar em muitos detalhes sobre o desaparecimento da menina por conta de ameaças que vem sofrendo. A mãe apenas afirmou que o sumiço pode ter ligação com um relacionamento amoroso, já que a adolescente está grávida. 

Pontos moeda