Polícia

Quase 10 mil litros de água serão jogados fora, após ação de vândalos em escola da Serra

Preocupação é de que a água esteja contaminada, já que os criminosos abriram as tampas das três caixas da instituição. Caso aconteceu no fim de semana, em Nova Almeida

Escola municipal de Nova Almeida foi alvo de vândalos neste final de semana Foto: TV Vitória

Mais uma escola da Serra foi alvo de vandalismo no último fim de semana. Dessa vez, o caso aconteceu em Nova Almeida. Durante a ação, os criminosos chegaram a abrir as três caixas d'água da instituição de ensino, cada uma com 3 mil litros. Diante do risco de contaminação, toda a água será descartada e as caixas vão passar por uma limpeza.

De acordo com a direção da Escola de Ensino Fundamental Julite Miranda Freitas, para ter acesso à instituição, os bandidos pularam o muro dos fundos. Eles foram até o disjuntor, que fica no pátio, romperam a grade que protege o equipamento e desligaram a energia. Para ter acesso à parte de dentro, os bandidos arrombaram o portão do refeitório. Uma barra de ferro, usada para quebrar o cadeado, foi deixada sobre a mesa.

A parte de dentro da escola ficou bastante danificada. O refeitório da instituição ficou coberto de pó de extintor de incêndio. A cozinha da escola também foi invadida e frutas ficaram espalhadas pelas bancadas. A geladeira foi deixada aberta e vários alimentos, que seriam servidos na merenda, acabaram estragando.

A sala da secretaria também foi arrombada pelos bandidos e gavetas e armários foram revirados. Além disso, várias fotos de estudantes ficaram espalhadas pelo chão. 

Policiais civis realizaram o trabalho de perícia na instituição de ensino nesta segunda-feira Foto: TV Vitória

Os bandidos também cortaram os fios de um computador que funciona como uma central de videomonitoramento. O disco rígido que armazenava as imagens foi danificado com água. "Estávamos fazendo a recuperação do sistema de câmeras e alarmes, um gasto de quase R$ 6 mil, que iria ficar pronto nesta semana. E isso tudo foi destruído antes mesmo de ficar pronto", lamentou o diretor da escola, Keliton Ferreira.

Todas as salas da escola foram abertas, mas nenhum equipamento eletrônico de maior valor foi levado. Uma câmera fotográfica, por exemplo, foi deixada para trás. Os bandidos levaram apenas fios de cobre, que estavam no sótão. "É apenas vandalismo, destruição. Porque eles não levam nada de valor. O objetivo é realmente destruir e é isso que intriga mais ainda", ressaltou o diretor.

Por causa do vandalismo, as aulas na instituição de ensino foram suspensas e devem ser retomadas na quarta-feira (03). Segundo o diretor, a limpeza da escola só poderá ocorrer após o trabalho da perícia da Polícia Civil, que investiga o caso. "Só então poderemos proceder com a limpeza da escola. A previsão é de que as aulas voltem na quarta-feira, mas dependemos da perícia para fazer a limpeza da escola. E é muita coisa que tem para limpar".

Ainda segundo o diretor da escola, a unidade já foi invadida outras vezes por bandidos. A última aconteceu no dia 12 de junho deste ano. Depois disso, um vigilante foi contratado para trabalhar durante o dia e as trancas foram trocadas. No entanto, nada disso espantou os criminosos.

Além disso, nos últimos meses, várias escolas da Serra foram alvo dos criminosos. Na última terça-feira (26), uma creche foi atacada por vândalos, no bairro Colina de Laranjeiras, e ficou bastante destruída. A unidade havia sido inaugurada há apenas três meses.

Depois de mais um crime, a Secretaria Municipal de Educação da Serra garantiu que vai contratar vigilância 24 horas para a escola de Nova Almeida. A esperança de alunos e professores é de que o reforço na segurança ajude a evitar novos crimes. "Com essa medida, a gente espera evitar que os marginais voltem", frisou Keliton.

Pontos moeda