Polícia

Moradores assustados com onda de roubo de carros em bairro de Vila Velha

Segundo moradores de Alvorada, os crimes têm se tornado frequentes na região e acontecem sempre em determinado local e em determinado horário

Segundo moradores da região, crimes acontecem sempre no mesmo local e no mesmo horário Foto: TV Vitória

Moradores do bairro Alvorada, em Vila Velha, acreditam que uma quadrilha especializada no roubo de veículos esteja agindo na região. Segundo eles, os crimes têm se tornado frequentes e acontecem sempre em determinado local e em determinado horário.

"Há suspeita de que seja uma quadrilha agindo aqui, porque não é coincidência três veículos serem roubados no mesmo dia. Um carro deixa um indivíduo em uma ladeira, ele desce a ladeira e pega uma pessoa do outro lado da rua. Então não é coincidência", ressaltou um representante comercial que não quis ser identificado.

As vítimas contaram que os roubos costumam acontecer perto de uma escola do bairro, entre 6h30 e 7 horas. Para eles, há uma explicação para que os bandidos ajam nesse horário. "Segundo troca de ideia com policiais no local, eles podem estar agindo nesse período em função da troca de plantão dos policiais", disse um vendedor, que também preferiu não se identificar.

O último carro roubado na região foi um utilitário branco, usado por uma pequena empresa de pescados para fazer entregas de mercadorias. Segundo o vendedor que dirigia o veículo no momento do assalto, o carro foi levado por um bandido armado, por volta das 6h40 desta quarta-feira (31).

Um dos veículos roubados pelos criminosos foi um utilitário que uma empresa usa para fazer entregas Foto: Reprodução

"Quando eu estava estacionando o carro, dando ré, ele me abordou com uma pistola e levou o carro. O rapaz é alto, magro e usava um capuz de moletom", contou a vítima.

Segundo ele, o carro foi comprado no mês passado e era o único veículo da empresa. Desde que aconteceu o assalto, os trabalhadores da empresa não estão conseguindo atender nenhum cliente.

"Não estamos trabalhando, porque é o único veículo de trabalho que nós temos nesse momento. Então estamos tomando prejuízo porque não estamos tendo como fazer nossas entregas diárias", lamentou o vendedor.

Os donos do utilitário estão tentando ajudar o trabalho da polícia, levantando imagens de videomonitoramento da região. Uma câmera de segurança da prefeitura, que fica perto do local do crime, poderia ajudar, mas está com defeito.

Investigação

A Polícia Civil informou, por meio de nota, que não confirma a ação de uma possível organização criminosa no bairro. Segundo a corporação, todos os casos registrados são investigados pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). 

Já a Polícia Militar informou que atua ininterruptamente no bairro, com ações preventivas e pontos bases. Os militares pedem maior apoio da comunidade de Alvorada e reforça que devem ser acionados, por meio do 190, em todos os casos de crime, para que uma guarnição vá até o local verificar a situação e realize buscas para encontrar suspeitos de praticarem ação criminosa.

Com relação à câmera de videomonitoramento que existe na região, a Prefeitura de Vila Velha informou que o equipamento está em manutenção e voltará a operar nos próximos dias. Ainda segundo a prefeitura, Vila Velha conta hoje com mais de 100 equipamentos de videomonitoramento que vigiam a cidade 24 horas por dia.

Pontos moeda