Polícia

Proprietário de farmácia é preso por venda ilegal de anabolizantes em São Mateus

Sete mandados de prisão e oito de buscas domiciliares foram cumpridos. Os anabolizantes eram vendidos sem receitas médicas e com pelo menos 400% de lucro

Outras quatro pessoas também são investigadas pela PF Foto: Everton Nunes

O proprietário de uma farmácia foi preso durante uma operação da Polícia Federal, em São Mateus. A ação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (15) para punir grupos suspeitos de vender substâncias anabolizantes sem receita médica e desvio de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde. Sete mandados de prisão e oito de buscas domiciliares foram cumpridos.

“Nós iniciamos a investigação, especificamente com relação a venda de anabolizantes sem o procedimento legal. Com o aprofundamento das investigações verificamos que não só havia uma venda de medicamentos anabólicos, como havia a venda de outros medicamentos, chamados de tarja preta, sem a retenção de receita médica e também verificamos que havia desvio de medicamentos da secretaria de saúde”, informou o delegado da Polícia Federal, Vitor Soares.

De acordo com o delegado, os anabolizantes eram vendidos sem receitas médicas e com pelo menos 400% de lucro. “A pessoa poderia ligar para a farmácia ou comparecer ao balcão e fazer a compra. A farmácia fazia essa venda com cerca de 400% de lucro em cima do valor normal com a retenção de receita”, disse o delegado.

Dos medicamentos desviados da Secretaria Municipal de Saúde estão antibióticos, remédios controlados e até vacinas. “Esses medicamentos eram repassados para três pessoas, que também são investigadas, e algumas já estão presas. Elas faziam a captação de clientes e a venda ao público por um valor inferior ao valor de mercado, justamente porque esses produtos foram desviados”, explicou.

Entre os presos estão funcionários e proprietário de duas farmácias e servidores públicos da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus. Outras quatro pessoas também são investigadas por participarem desses grupos criminosos.

A operação continua e os envolvidos podem pagar uma pena de até 25 anos de prisão. 

A Rede Farmes informou que não tem conhecimento formal sobre a operação da PF, e disse que a rede consiste em uma associação em que cada drogaria tem independência financeira e a associação não tem responsabilidade por eventuais atos praticados pelas farmácias associadas. A Rede Farmes informou ainda que um procedimento interno foi aberto para apurar o ocorrido. 

A equipe da TV Vitória ligou para a drogaria Dalmaso, mas os funcionários disseram que não estavam autorizados a falar. Já a Secretaria de Saúde de São Mateus afirmou que enviaria a resposta por e-mail, mas até o momento o retorno não foi feito.

Pontos moeda