Polícia

Quadrilha suspeita de comprar carros de luxo com documentos falsos teria feito quatro vítimas na Grande Vitória

Suspeito de integrar a organização foi preso em flagrante, em uma revendedora de automóveis na Serra, no momento em que tentava comprar um carro usando o nome de outra pessoa

Segundo a polícia, quadrilha usa documentos falsos para comprar veículos no nome de outras pessoas Foto: TV Vitória

Um homem foi preso na Serra, suspeito de participar de uma associação criminosa que financia veículos com documentos falsos na Grande Vitória. Marcos Tadeu Marcena de Carvalho, de 38 anos, foi detido em flagrante, na tarde de quinta-feira (29), em uma revendedora de veículos, no momento em que tentava comprar um carro, utilizando documentos falsos.

Segundo a polícia, o suspeito já tem passagens pela Justiça por homicídio, roubo e uso de documentos falsos. Marcos Tadeu já foi preso pela Polícia Federal, em 2012, por um golpe parecido. Na época, ele foi investigado pela prática de crime contra o sistema financeiro.

A prisão do suspeito, nesta quinta-feira, foi feita por policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa). Segundo as investigações, pelo menos quatro pessoas foram vítimas da quadrilha na região metropolitana. 

"Eles furtam dados das vítimas, criam documentos falsos, compram aparelhos telefônicos em nome dessas vítimas, habilitam linhas em nome delas e vão até uma concessionária e adquirem o veículo de forma fraudulenta", explicou a titular da Defa, delegada Rhaiana Brememkamp.

Ainda de acordo com a polícia, os alvos da organização criminosa são aposentados e funcionários públicos, ou seja, pessoas com maior facilidade de crédito na praça. Os golpistas pegavam os dados das vítimas em sites de compras e até mesmo em currículos enviados pela internet. Com essas informações, eles faziam as falsificações.

Marcos Tadeu foi preso na quinta-feira, em uma revendedora de veículos na Serra Foto: Reprodução

"A gente sempre alerta a população que tenha muito cuidado com seus dados. Normalmente na internet a gente acaba disponibilizando dados demais em currículos, sites de vendas. Então tenha cuidado até mesmo com documentos perdidos, registrem boletins de ocorrência. E qualquer sinal de fraude, se você recebeu uma correspondência de uma compra que você não realizou, procure a delegacia, informe e dê um alera ao SPC e Serasa, porque provavelmente eles vão fazer novas compras em seu nome", alertou a delegada.

Duas mulheres também são investigadas como possíveis participantes da quadrilha. A polícia, no entanto, ainda não conseguiu identificá-las. Ambas teriam utilizado dados de vítimas para realizar a compra de veículos. Uma delas também teria usado documentos falsos para fazer a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Vítima

Uma das vítimas da organização criminosa é uma aposentada, que preferiu não se identificar. Ela conta que recebeu, pelos Correios, um carnê cobrando um valor de aproximadamente R$ 77 mil, referente à compra de um carro zero quilômetro. No entanto, a mulher garante que não adquiriu o veículo.

"Liguei para o meu advogado, que me instruiu a ir à delegacia, registrar um BO (Boletim de Ocorrência). Eu estive na Delegacia de Defraudações e na concessionária e lá eles viram que realmente não fui eu que estive lá para fazer essa compra", conto a vítima.

A aposentada disse ainda que registrou um boletim de ocorrência e, na concessionária, descobriu que outra pessoa havia se apresentado com o nome dela. Segundo ela, com exceção do local de nascimento, os dados registrados no carnê estavam todos corretos. "Abriram uma conta com o meu benefício, porém outra pessoa, que não tem nada a ver com meu nome, passou esses dados para comprar esse carro", disse.

Depois do susto, a aposentada entrou em contato com a financeira, que reconheceu o erro e garantiu que a vítima não vai ficar no prejuízo. Revoltada, a mulher espera que toda a quadrilha seja encontrada.

Detran

Sobre a utilização de documento falso para retirada da CNH, a direção do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informou, por meio de nota, que repudia esse tipo de conduta e considera o crime grave. Por isso, segundo o Detran, assim que tomou conhecimento do caso, o órgão abriu processo administrativo e encaminhou as informações à polícia. 

O departamento ressaltou ainda que está colaborando com as investigações e a CNH em nome da vítima já foi bloqueada. O Detran acrescenta que está desenvolvendo modernização no sistema de segurança de dados dos usuários, a fim de ampliar o rigor na avaliação dos documentos.

Pontos moeda