Polícia

Agente é mantido refém durante rebelião em unidade do Iases em Cariacica

Segundo sindicato, cerca de 30 menores que cumprem medida socioeducativa na Unip I aproveitaram o momento em que era servido o almoço para render o servidor

Confusão na Unip aconteceu por volta do meio-dia Foto: TV Vitória

Um agente socioeducativo foi mantido refém por cerca de uma hora, no início da tarde desta terça-feira (04), durante uma rebelião de internos da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), em Cariacica. A confusão aconteceu por volta do meio-dia, no bloco 1 da unidade.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Socioeducativos do Espírito Santo (Sinases), cerca de 30 menores que cumprem medida socioeducativa na unidade aproveitaram o momento em que era servido o almoço para render um agente e iniciar a rebelião. Segundo o sindicato, a Polícia Militar precisou ser acionada e, somente após a chegada dos militares, os menores libertaram o agente e encerraram o motim.

Os internos reivindicavam melhoria nas instalações do local onde estão internados. Segundo o presidente do Sinases, Bruno Meneli Dalpiero, a Unip I tem capacidade para 60 menores, mas hoje abriga cerca de 90. Além disso, possui um efetivo de agentes socioeducativos menor que o necessário para manter os serviços no local.

"As exigências deles são aquelas de sempre: melhores condições de alojamento, melhor condição de alimentação, fim da superlotação. Se hoje a unidade está superlotada, é porque está abaixo do quantitativo geral de servidor que trabalha. Hoje a gente trabalha com um terço da capacidade de servidor, para três vezes mais o número de adolescentes. Então fica complicado trabalhar. A situação aí dentro é degradante", afirmou.

Por meio de nota, o Instituto de Antendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) informou que aproximadamente 20 jovens da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) tentaram empreender fuga, mas foram impedidos. A ocorrência foi resolvida por meio de diálogo, sem prejuízos físicos a servidores  e adolescentes. O órgão reforça que repudia todo tipo de violência e irá apurar com rigor o fato.

Veja a reportagem completa.

Pontos moeda