Polícia

Funcionário é morto em rebelião na Fundação Casa de Marília (SP)

Redação Folha Vitória

Sorocaba - Um agente foi morto e dois ficaram feridos durante uma rebelião na unidade da Fundação Casa, na noite desta terça-feira, 4, em Marília, cidade do interior de São Paulo. Os internos tomaram cinco agentes e três membros de uma congregação evangélica como reféns. Os servidores sofreram agressões, mas um deles foi atacado violentamente com cabos de vassoura e acabou morrendo.

A rebelião começou por volta das 21h. O motim se espalhou por toda a unidade e 18 internos aproveitaram para fugir. A Polícia Militar (PM) cercou o prédio e conseguiu dominar a rebelião, cerca de duas horas depois. O funcionário morto foi identificado como Francisco Calixto, de 51 anos. Dois agentes feridos foram levados para a Santa Casa de Marília. Os membros da congregação não ficaram feridos.

Até a manhã desta quarta-feira, 5, pelo menos oito fugitivos tinham sido recapturados. As buscas continuavam. Dois internos, identificados como autores da agressão ao servidor morto, foram transferidos para uma unidade da Polícia Civil. Corregedores da Fundação Casa viajaram para Marília a fim de avaliar a situação.

Em nota, a instituição informou que os internos envolvidos na agressão e nos tumultos serão submetidos a uma Comissão de Avaliação Disciplinar que vai avaliar possíveis sanções. A fundação informou ainda que presta toda assistência aos servidores feridos e à família do agente morto. A Corregedoria Geral da Fundação Casa vai abrir sindicância para apurar as causas do motim . A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as agressões e a morte do agente.

Pontos moeda