Polícia

Motorista morto por tiro em ônibus estaria de folga neste sábado

Segundo colegas de José Francisco Xavier Alves, de 48 anos, a vítima sempre tira folga aos sábados, mas dessa vez trocou de turno com um outro motorista

José Francisco trocou de horário com um colega, neste sábado, e acabou morto com um tiro Foto: Reprodução

O motorista do sistema Transcol, José Francisco Xavier Alves, 48 anos, morto por um tiro no final desta madrugada, em Vila Velha, a princípio estaria de folga neste sábado (22). Segundo colegas da vítima, ela só trabalhou porque havia combinado uma troca com um outro motorista.

"É folga dele todo sábado, mas hoje ele combinou [a troca] com um colega. Às vezes um colega precisa fazer alguma coisa, viajar, e aí eles combinam de trocar", disse uma cobradora, amiga de José Francisco, e que preferiu não se identificar.

A cobradora, que também é vizinha da vítima e trabalhou com ela por vários anos, conta que descobriu o que aconteceu por causa do desespero da família. 

"Ele mora do lado da minha casa e eu escutei os gritos da esposa dele. Quando eu peguei o celular, vi o grupo de rodoviários que nós temos e eles estavam falando [sobre a morte do motorista]. Eu não acreditei. Só fui acreditar que meu amigo se foi quando eu saí e vi o desespero dela", lamentou.

Ainda segundo a cobradora, José Francisco prezava pela família e segurança e procurava sempre evitar atritos durante o trabalho. "Ele era tranquilo, não era de confusão. Se acontecesse de alguém pular a roleta, ele não falava nada, não ligava", contou.

A rua onde o crime aconteceu ficou cheia de coletivos durante a manhã deste sábado. Os colegas de profissão do motorista pareciam não acreditar no que havia acontecido.

"Quando nós chegamos, nos primeiros carros, a gente se deparou com essa situação. Todo mundo ficou em desespero pela vida do Francisco, mas já não podia fazer mais nada. Quando o pessoal do socorro chegou, falou que já não tinha mais vida. A gente fica sem chão, porque poderia ser eu, poderia ser ele, qualquer um de nós", lamentou o cobrador Adalto Jacinto.

O motorista Ronaldo Rosa também disse ter fico chocado com o ocorrido e disse que não sabe se os trabalhadores terão condições psicológicas de voltar ao trabalho ainda neste sábado.

"Infelizmente é muito triste, perdemos um irmão. A gente fica angustiado. Hoje a gente está transtornado mesmo. Não sei nem se vamos continuar trabalhando hoje", disse.

Segundo o motorista José Luís Amarante, o desabafo sobre a falta de segurança dentro dos ônibus é geral. "Isso ai é uma bomba anunciada há muito tempo. O sindicato já vem falando, motorista e cobrador reclamando. É assalto frequente, passageiros sendo agredidos dentro dos ônibus, e ninguém toma providência", protesto.

O crime

Crime aconteceu próximo à praça do Aribiri Foto: Patrícia Battestin

José Francisco Xavier Alves foi atingido por um tiro, que teria sido disparado acidentalmente, no momento em que dirigia um ônibus da linha 658 (Terminal do Ibes - Terminal de São Torquato). A vítima fazia sua primeira viagem do dia. O coletivo havia acabo de sair do Terminal do Ibes e apenas um passageiro havia embarcado.

Por volta das 5h20, quatro jovens entraram no ônibus, na altura da praça do Aribiri, em Vila Velha. Segundo o cobrador do coletivo, todos eles pularam a roleta.

No momento em que o último estava passando, uma arma que estava na cintura dele teria caído e disparado. O tiro atingiu a lombar de José Francisco e saiu na altura do pescoço.

Mesmo ferido, o motorista foi obrigado pelos suspeitos a abrir a porta para que eles fugissem. Uma ambulância do Samu foi acionada e a vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Dentro do coletivo, os peritos da Polícia Civil encontraram a marca de um disparo.

Por causa do ocorrido, o Sindirodoviários decidiu paralisar totalmente as atividades da categoria neste sábado, na Grande Vitória. Segundo o Sindirodoviários, os rodoviários só vão retornar às atividades quando o responsável pela morte do motorista for preso.

Pontos moeda