Polícia

Municípios da Grande Vitória entre os que mais reduziram número de homicídios

No ano passado, foram 1.087 homicídios de janeiro até o dia 10 de outubro, este ano foram registrados no mesmo período 927, são 160 homicídios dolosos a menos

O município de Vila Velha registrou uma redução de 9% no índice de homicídios Foto: TV Vitória

De janeiro a agosto deste ano, o Espírito Santo registrou uma redução de 15% no número de homicídios se comparado ao mesmo período de 2015. Segundo projeção da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a taxa projetada para 2016 é de 30,7 mortes para cada grupo de cem mil habitantes. 

Os municípios que mais registraram queda no índice de mortes violentas foram Cariacica 26%, seguido de Vitória com 25%, Serra, 13% e Vila Velha com 9% de redução. Já os municípios do interior que se destacaram foram Linhares e São Mateus.

“No ano passado, foram 1.087 homicídios de janeiro até o dia 10 de outubro, este ano foram registrados no mesmo período 927, são 160 homicídios dolosos a menos”, afirmou o secretário de segurança, André Garcia.

O índice coloca o Espírito Santo no melhor resultado dos últimos 28 anos. “O Estado que sempre ocupou os primeiros lugares saiu desta posição negativa. Deixamos de ser o 1º colocado em homicídio de mulheres e hoje estamos na quarta posição e acreditamos que o índice continuará em queda”.

De acordo com o Atlas da Violência 2016, o Estado ficará bem próximo da taxa média nacional, que é de 29,1 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. 

“Desde 2008 retomamos a capacidade de organização nesta área, aumentamos o efetivo policial, especialmente na PM, estamos atuando nos territórios mais vulneráveis através da análise do Mapa do Crime e estamos concentrando ações nestes locais”, disse André Garcia.

O secretário informou ainda, que, os homicídios são registrados em sua maioria no Estado nos finais de semana e no horário da noite. A redução no índice de violência no Estado também se dá, segundo André Garcia, devido as operações de cumprimento de mandados de prisão.

“O nosso foco principal é a prisão de homicidas, no ano passado foram 1.824 homicidas presos e este ano, no mesmo período já registramos um aumento de 20% no número de prisões”.

Aqui no Espírito Santo, as ações adotadas para reduzir a escalada da violência começaram a ser implementadas em 2003 e os resultados começaram a surtir efeito a partir de 2010, quando passou a ser observada uma redução contínua nos registros de homicídios. A taxa de 58 homicídios por cem mil habitantes registrada em 2009 começou a cair, chegando a marca de 35,4 em 2015. 

Homicídios de Mulheres em queda

Em 2009, a cada dois dias uma mulher era vítima de homicídio no Espírito Santo, uma média de 16 homicídios mês. Na maioria dos casos a mulher já tinha sofrido anteriormente algum tipo de violência doméstica e o autor do crime tinha alguma ligação afetiva com a vítima. 

Em 2015, a taxa de homicídio de mulheres caiu de 11 mortes (registrado em 2009), para cada grupo de cem mil mulheres para 6,6. Neste ano, o quadro também é de redução, dados acumulados no período de janeiro a agosto apontam redução de 31% em relação ao mesmo período de 2015. A taxa de homicídios de mulheres projetada para 2016 é de 4,5 homicídios para cada grupo de cem mil mulheres, a menor taxa da série histórica.    

Pontos moeda