Polícia

Preso na BA suspeito de engravidar sobrinha com paralisia cerebral no ES

No final de 2011, quando foi descoberta a gravidez, o pai foi o principal suspeito. Mas um exame de DNA, feito com material genético do feto e de filhos do suspeito, descartou a hipótese

Depois de quase quatro anos foragido, um capixaba foi preso suspeito de estuprar e engravidar a própria sobrinha, que tem paralisia cerebral. O suspeito, de 43 anos, foi preso por policiais do Grupo de Operações Táticas, na Bahia.

Não houve resistência do suspeito por conta da tática  Foto: TV Vitória

“Tinha uma certa dificuldade porque o elemento se deslocava muito. O cidadão tem um deslocamento diário. Nós ficamos quase 48 horas para localizá-lo. Teve um feriado na semana, o que prejudicou um pouco uma melhor localização. No momento da abordagem, ele se deslocou para outro município, o que trouxe mais transtorno. Na estrada localizamos o veículo e, posteriormente, escolhemos um ponto mais seguro, onde foi feito a abordagem”, conta o delegado Fabrício Dutra.

Ainda de acordo com o delegado, não houve resistência do suspeito.

A jovem tinha 19 anos quando sofreu os abusos do tio. Na época, o caso foi investigado pela Delegacia Especializada da Mulher da Serra.

“Trata-se de um estupro de uma vítima vulnerável, maior de idade, mas portadora de necessidades físicas que, em estado acamado permanente, ficava aos cuidados do pai. A mãe, em uma visita, percebeu que o ventre da filha estava muito avolumado e que ela não se sentia bem, demonstrava um incomodo. Quando ela levou ao médico, foi uma surpresa porque a vítima estava grávida”, explicou a delegada Susane Parente Ferreira. 

No final de 2011, quando foi descoberta a gravidez da jovem, o pai foi o principal suspeito. Mas um exame de DNA, feito com material genético do feto e de filhos do suspeito, descartou a hipótese. A partir daí, a polícia descobriu que quem cometia os abusos era o tio da vítima, que ficou foragido por quatro anos.

“A primeira suspeita recaiu sobre o pai ou irmão. Só que um tio tinha passado um período com a família procurando um emprego. Sabendo da gravidez, ele fugiu. Feita a coleta de declarações de todas as pessoas que conheciam essa família, solicitadas as perícias de DNA com todos que tinham contato com a vítima, foi constatado que o tio era autor desse estupro”, afirmou a delegada.

Segundo Ferreira, mesmo com o exame de DNA com o resultado positivo e a decisão da Justiça, o suspeito nega ter cometido abuso.

A Polícia Civil informou que a jovem teve uma gravidez de risco. Ela não chegou a completar os nove meses de gestação e precisou passar por um parto de urgência, mas o feto nasceu morto.

Pontos moeda