Polícia

Cinco pessoas são presas em flagrante durante operação na Serra

Uma submetralhadora artesanal, produzida em Jardim Carapina, foi encontrada. No local, havia partes de armas em processo de fabricação e material para a criação de outras

Com Jobert, a polícia encontrou três submetralhadoras prontas, uma semi-montada e vários carregadores alongado Foto: TV Vitória

Uma megaoperação movimentou quase 200 policiais para desarticular quadrilhas e cumprir mandados de prisão na Serra, na manhã desta quinta-feira (22). Durante a operação, foi encontrada uma submetralhadora artesanal, produzida em Jardim Carapina. No local, havia partes de armas em processo de fabricação e material para a criação de outras.

De acordo com a polícia, quem elaborou a arma foi Jobert Santana de Oliveira, de 29 anos. "Este elemento que foi detido é o grande armeiro desta organização criminosa. Ele fabrica o armamento que é utilizado por essa organização. Ele não só fabrica, mas ele também comercializa o armamento utilizado por essas organizações criminosas que atuam na região", explicou o coronel Wellington.

Com Jobert, a polícia encontrou três submetralhadoras prontas, uma semi-montada e vários carregadores alongados. A perfeição da produção surpreendeu a polícia. "De fato, o armamento surpreendeu os policiais. A qualidade do produto, do equipamento que está sendo fabricado. Este armamento, apesar de ser de fabricação caseira, tem uma grande eficiência", disse o coronel.

O suspeito foi um dos presos na operação chamada "Turfa", que teve início na manhã desta quinta-feira. A ação é o resultado de uma investigação da Delegacia Regional da Serra, que durou seis meses.

A intenção era desarticular três gangues Foto: TV Vitória

"Elas apontaram grandes traficantes em um bairro muito violento, já apontado pela inteligência que precisaria ter uma operação de inteligência. Jardim Carapina é um bairro de muita violência e a operação voltou-se toda ela para o bairro", afirmou o delegado Ludogerio Ralff.

A operação contou com a participação de policiais da Delegacia Regional da Serra, do Grupo de Operações Táticas (GOT), militares do Grupo de Apoio Operacional (GAO), Rotam e Batalhão de Missões Especiais (BME). Ao todo, quase 200 policiais, entre civis e militares, participaram da ação.

A intenção era desarticular três gangues que atuam no bairro Jardim Carapina, a do Contorno, Ponto Final e do Campo. Além de cumprir mandados de prisão por tráfico de drogas.

Até o final da manhã, 10 mandados de prisão haviam sido cumpridos. Cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e todas foram levadas para a delegacia. 

Com isso, a polícia consegue inibir outros crimes. "Receptação, porte ilegal de arma de fogo, nós estaremos fazendo a prevenção de homicídios, protegemos a vida daqueles elementos que estão sendo presos porque eles estão em guerra e, fatalmente, iam cometer um homicídio ou iam ser vítima desse crime", apontou o delegado.

Para a polícia, a operação resultou em prisões e apreensões que beneficiam muito a população. "Tirando esses grupos do local, fatalmente nós teremos a redução dos crimes de homicídio. Não só da região de Jardim Carapina, mas como todo município de Serra", concluiu o coronel.

Pontos moeda