Polícia

Presa suspeita de assassinar grávida dentro de apartamento na Praia da Costa

Samantha Novais da Silva se apresentou à polícia, na tarde desta segunda-feira, e alegou que matou Gleice Kele Santos Nicolau para se defender

Gleice estava grávida de três meses do marido da suspeita Foto: Reprodução/Instagram

A mulher suspeita de assassinar a esteticista Gleice Kele Santos Nicolau, 29 anos, foi presa nesta segunda-feira (05). Samantha Novais da Silva se apresentou na Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), durante a tarde, e confessou o crime. Contra ela, havia um mandado de prisão em aberto, expedido pela Justiça no último sábado (03). 

O crime aconteceu na manhã da última sexta-feira (02), dentro do apartamento onde a vítima morava, na Avenida Hugo Musso, na Praia da Costa, em Vila Velha. Apesar de confessar o crime, Samantha alegou à polícia que tentou se defender da esteticista, que mantinha um relacionamento amoroso com o marido da suspeita e estava grávida de três meses do rapaz.

A suspeita disse que a vítima havia a ameaçado anteriormente e que, no dia do crime, tentou esfaqueá-la.

"Ela alegou que foi ao apartamento da vitima, que teria a atendido com uma faca na mão. Em dado momento, elas iniciaram uma discussão em que a Samantha acabou desferindo uma facada na perna da vítima e, depois, outra facada na região da barriga. Depois ela disse que não se recorda mais de quantas facadas deu na vitima", disse o titular da DHPM, delegado Janderson Lube, responsável pela investigação.

No entanto, de acordo com as investigações, foi Samantha quem teria feito ameaças a Gleice, mandando para ela um áudio, por meio de um aplicativo de bate-papo. "No dia em que a Samantha descobriu que a Gleice estava grávida do marido dela, ela gravou um áudio em que faz ameaças claras contra a vitima e contra o bebê. Ela havia descoberto a traição em junho e acreditava que ela não ocorria mais. Então ela fez essa ameaça e dali passou a tentar conversar com a Gleice", disse o delegado.

Segundo a polícia, mesmo com o triângulo amoroso, as duas chegaram a ter uma aproximação. "Elas acabaram, por causa dessas circuntâncias, mantendo um contato. Chegaram a conversar sobre isso [o triângulo amoroso] e o dilema que envolvida elas era com quem o rapaz iria ficar. Para uns ele falava que ia ficar com uma, para outros ele falava que ia ficar com a outra, e isso acabou gerando uma discussão entre as duas. A Samantha acreditava que talvez o marido fosse ficar com ela, mas por causa da criança, ela tinha sérias dúvidas", disse o delegado.

A aproximação das duas terminou depois que Gleice foi vítima de um suposto assalto, em Vila Velha. Segundo a polícia, a esteticista desconfiava que o episódio teria sido armado por Samantha. 

"Um dia as duas estavam em um shopping, onde conversaram e depois a Samantha convidou a Gleice a ir no escritório do marido dela. A vítima quis ir ao escritório de táxi, mas a Samantha a convenceu do contrário. Quando elas estavam caminhando pela rua, chegou um individuo, que esbarrou o guidão da bicicleta na barriga da Gleice e passou a agredi-la também. Ele levou da Samantha a quantia de R$ 500, mas somente a Gleice foi agredida. Depois disso a Gleice ficou extremamente desconfiada e relatou isso para amigas e parentes, falando que havia desconfiado muito da Samantha. Com isso ela bloqueou a Samantha no celular e estava com muito medo de que ela voltasse a ir no apartamento dela", contou Lube.

"Há de se falar também que a vítima foi convencida pelo suposto amante a não registrar ocorrência em relação a esse suposto assalto. Isso também foi uma circunstância que, a nosso ver, de alguma forma incidiu numa evolução para a prática criminosa, porque se ela tivesse registrado ocorrência, teria provavelmente dificultado muito a ação da autora", completou o delegado.

Laudo pericial

Crime aconteceu no apartamento da vítima, na Praia da Costa, na manhã da útima sexta-feira Foto: TV Vitória

A polícia ainda aguarda o laudo pericial para apurar as reais circunstâncias do crime. No entanto, de acordo com Janderson Lube, há a suspeita de que Gleice tenha sido pega de surpresa pela suspeita no dia do crime.

"Eu conversei com o medico legista que fez os exames na vítima e ele informou acerca da ausência de lesões de luta. Isso vai ser confirmado por meio do laudo, mas, desde já, o médico informou que, aparentemente, a vitima foi pega de surpresa. Além disso, esse médico confirmou a gravidez da Gleice, inclusive até mandou fotos do feto", disse o delegado.

Além disso, a polícia desconfia que Samantha possuía livre acesso ao apartamento da vítima. "Ela já tinha ido ao apartamento anteriormente e já conhecia o local. Existe uma desconfiança da nossa parte que ela possa, inclusive, ter tirado cópias da chave do apartamento, porque o marido dela tinha a cópia da chave. Além disso, pelas circunstâncias que o médico legista informou, de que a vítima teria sido pega de surpresa, haveria a hipótese de que a Samantha teria entrado no apartamento, com o uso de chave, e ali cometido o crime de surpresa", ressaltou Lube.

Depoimento

Samantha chegou a se apresentar espontaneamente à Justiça e esteve, na tarde da última sexta-feira, na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), acompanhada de um advogado. Na ocasião, o marido dela também prestou depoimento. No entanto, segundo a polícia, ele não é investigado como participante do crime.

De acordo com Janderson Lube, no primeiro depoimento Samantha negou ter cometido o crime e chegou a apresentar um falso álibi. "Naquele momento em que ela se apresentou espontaneamente, ela negou a autoria do crime e apresentou um cupom fiscal, servindo como um suposto álibi. Ela alegou que estava em sua residência e não saiu de lá em nenhum momento. Mas a gente confirmou, durante as investigações, que ela esteve no local, não há dúvidas quanto a isso. E a confissão dela só veio a corroborar com aquilo que a gente já tinha investigado", frisou o delegado.

Como na sexta-feira não havia provas suficientes sobre a participação de Samantha no assassinato de Gleice, a suspeita foi liberada após o depoimento. No entanto, no dia seguinte, a Justiça decretou a prisão de Samantha

"Desde o último sábado representamos pela prisão temporária da Samatha e, no próprio sábado, fizemos buscas com o objetivo de localizá-la no endereço que ela havia nos fornecido, mas constatamos que ela não se encontrava naquele endereço", disse o delegado.

Defesa

Advogado alegou que Samantha e está transtornada e solicitou que ela seja internada Foto: TV Vitória

Após se entregar à polícia, nesta segunda-feira, Samantha preferiu não conversar com a imprensa. Quem falou em nome dela foi seu advogado, Rogério Feitosa, que alegou que a suspeita anda transtornada com a situação.

"Foi um ato impensado e ela se arrepende também. São coisas de quem estava mesmo bastante transtornada por conta de toda a situação do triângulo amoroso que havia. Inclusive hoje trouxemos um encaminhamento médico para que ela seja internada, porque já vinha transtornada no fim de semana, sem dormir. Ela, com muito sacrifício, prestou depoimento, mas não se lembra de muitos detalhes. Na sexta-feira ela veio aqui, esclareceu os fatos, mas omitiu uma situação de ter estado na cena do crime. Mas depois ela se arrependeu e nos contratou exatamente para retificar muita coisa do que ela havia falado", explicou o advogado.

Segundo Janderson Lube, a polícia ainda investiga como a suspeita de deslocou entre sua residência e a casa da vítima. "Durante o depoimento, ela informou que foi ao local usando um táxi. Por isso a gente pede que, se houver algum taxista que lembre de tê-la levado ao local ou, mesmo depois do crime, ter conduzido ela do local até sua residência, que procure nossa delegacia, na DHPP, para prestar depoimento somente em relação a essa circunstância", pediu o delegado.

De acordo com a polícia, como já havia um mandado de prisão em aberto contra Samantha, ela foi encaminhada para o Centro de Triagem Feminino de Viana. 

Pontos moeda