Polícia

Ciodes recebe mais de mil trotes por dia e as ligações falsas aumentam nas férias escolares

Ao todo são 1.068 ligações fraudulentas por dia. Há até telefonemas com pedido de endereço de hospitais, farmácias e até motéis. Tem gente que liga para o 190 até para saber que horas são

Passar trote é crime previsto no artigo 340 do Código Penal e prevê pena de detenção de uma a seis meses ou pagamento de multa Foto: Divulgação

O Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), registrou um aumento considerável no número de trotes para o 190, apenas na região da Grande Vitória foram 390 mil trotes  em 2016 contra 301 mil em 2015. As ligações fraudulentas aumentam no período de férias escolares.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), o aumento foi em torno de 30% de um ano para o outro. Ainda segundo a Sesp, o Ciodes 190 recebe 1.068 trotes por dia e os telefonemas com informações falsas, brincadeiras ou piadas acabam congestionando o serviço.

Se não bastassem as brincadeiras de péssimo gosto, além dos trotes, a Sesp informou que o Ciodes da região metropolitana da Grande Vitória recebeu no ano passado 518 mil ligações onde pessoas pediam informações estranhas ou que não tinham relação com o setor. O numero foi menor se comparado a 2015 quando registrou 800 mil ligações deste tipo. 

A Sesp esclarece que o trote é crime previsto no artigo 340 do Código Penal e prevê pena de detenção de uma a seis meses ou pagamento de multa. 

Pontos moeda