Polícia

Guarapari apresenta menor taxa de redução de homicídios entre cidades da Grande Vitória

O Estado do Espírito Santo, que já esteve na segunda colocação do País em registros de homicídios dolosos, hoje está na 11ª posição no ranking nacional

Em 2016, foram registrados 1.181 homicídios contra 1.391 no ano de 2015 no Espírito Santo Foto: Fred Loureiro/Secom-ES

Entre os seis municípios que compõem a Grande Vitória, Guarapari foi o que registrou a menor taxa de redução no número de homicídios em 2016, com queda de apenas 5%. A cidade ficou atrás de Viana, com 19%; Serra (17%); Vila Velha (11%); Cariacica (24) e Vitória, que registrou a maior taxa de redução neste tipo de crime, com 30%.

Uma das vítimas da violência na cidade em 2016 foi Albert Raylan, de 22 anos. Ele estava sentado em uma calçada quando três homens se aproximaram do rapaz

No interior da cidade, a violência também deixou marcas. Em abril do ano passado, o corpo de uma mulher foi encontrado carbonizado na zona rual.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em todo o Estado houve redução de 15% no número de homicídios, sendo esta a menor taxa dos últimos 28 anos.

Em 2016, foram registrados 1.181 homicídios contra 1.391 no ano de 2015. Este resultado também consolida a redução pelo sétimo ano consecutivo.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, André Garcia, o Estado do Espírito Santo, que já esteve na segunda colocação do País em registros de homicídios dolosos, hoje está na 11ª posição no ranking nacional. “Os índices alcançados ao longo desses sete anos mostram que com o esforço, integração e comprometimento de todos os servidores da área da Segurança Pública iremos colocar o Espírito Santo entre os estados mais seguros do Brasil e consequentemente cair de posição”.

Quando o assunto é homicídios de mulheres, a taxa também caiu. Pelo terceiro ano consecutivo, o recorte por gênero atingiu a menor taxa da série histórica: 4,8 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres.

Já no interior do Estado, a região Sul apresentou um aumento de 4,5% em relação a 2015, enquanto no Norte houve uma redução de 16% nos registros de homicídios dolosos. Em onze municípios do estado não houve registros de homicídios e em outros sete aconteceu apenas uma morte em 2016.

Policiamento reforçado no verão

Para o verão deste ano, Guarapari está entre as cidades da Grande Vitória que receberam reforço de 830 policiais militares. O balneário de Guarapari recebeu mais de 100 policiais que farão o policiamento diário, além do patrulhamento ostensivo já realizado pelo 10º Batalhão. A Operação Verão 2016/2017 segue até o mês de março.

Além disso, em dezembro do ano passado, o município ganhou um Destacamento Policial Militar (DPM) no bairro Village do Sol, Guarapari. A nova unidade fica às margens da Rodovia do Sol, logo depois do Posto do Pedágio. A princípio, o destacamento funcionará como uma base de apoio para as viaturas que atendem a região.

O DPM da região de Village do Sol foi idealizado e planejado pelo Comando do 10º Batalhão para atender às regiões mais distantes da 3ª Companhia e da própria Unidade. “A região norte do município possui suas peculiaridades e demandas com relação à segurança pública. Por isso, a inauguração desse Destacamento é de grande importância para atender à comunidade, fazendo a Polícia Militar ainda mais presente no extremo norte de Guarapari”, destacou o tenente coronel Ronaldo Mutz, durante a inauguração.

Pontos moeda