Polícia

TV Vitória percorre terreno da Infraero e encontra problemas de segurança

A área possui mais de 5 milhões de metros quadrados e é cercado por alambrados e portões. Há também portões desativados desde o início das obras

O cenário encontrado pela equipe da TV Vitória reforça a tese do delegado Foto: TV Vitória

Com uma área de mais de 5 milhões de metros quadrados, o terreno da Infraero no Espírito Santo, onde funciona o Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, possui diversos problemas que podem comprometer a segurança do terminal. Foi o que constatou a equipe da TV Vitória/Record TV, que percorreu a região nesta quinta-feira (5), dois dias após a pista ser invadida por criminosos

O percurso começou pela Avenida Norte Sul, em um portão que está desativado desde o início das obras. A placa avisa que o acesso é só pela Dante Michelini, em frente à praia. O portão, que já não é tão alto, estava preso apenas por um cadeado. Dentro havia restos de material de obra e muito mato. A cabine dos vigilantes estava fechada por um pedaço de madeira.

Entre a Norte Sul e a Dante Michelini, a equipe da TV encontrou um alambrado reformado e não havia praticamente nenhum problema. No acesso em frente à praia havia um portão aberto com um vigilante que estava longe. 

Na esquina da praia com a Adalberto Simão Nader os problemas começam a aparecer. O alambrado já está velho, os suportes de concreto estão deteriorados e tem até buracos na cerca, onde uma pessoa pode facilmente passar. Já na Avenida Adalberto Simão Nader foi encontrado um local sem vigilante ou câmera. O portão era frágil e estava fechado por uma corrente com um cadeado que não era tão grosso. Até um pedaço de cadeado cortado foi encontrado no chão.

O cenário encontrado pela equipe da TV Vitória reforça a tese do delegado responsável pelas investigações de que a quadrilha pode ter cortado o cadeado e colocado outro no mesmo lugar. “Eles tinham um planejamento, sabendo de onde estaria vindo um voo, isso com dias de antecedência, e como esse valor seria desembarcado da aeronave e embarcado em carros fortes. Com certeza eles tinham informações privilegiadas”, disse delegado da Polícia Federal, Luciano Flores de Lima.

A Infraero informou que o aeroporto de vitória tem nível de segurança elevado e que equipes de segurança fazem a ronda na área. Sobre o portão da Avenida Simão Nader, o órgão esclareceu que ali é um acesso operacional eventual, por isso não possui estrutura de controle, como as dos portões de acesso frequente. Sobre a tentativa de assalto da última terça-feira, a Polícia Federal informou que não há novidades sobre o caso e, até o momento, ninguém foi detido.

Invasão

Carro utilizado pelos criminosos é bastante parecido com os utilizados por funcionários da Infraero Foto: Reprodução

A tentativa de assalto aconteceu por volta das 9 horas da última terça-feira (3), na pista do aeroporto. Segundo testemunhas, um carro pintado e adesivado, bem parecido com os usados pela Infraero, entrou na pista sem levantar suspeitas no mesmo momento que uma aeronave com um carregamento milionário em dinheiro taxiava. 

Ainda segundo testemunhas, em um determinado momento o carro aumentou a velocidade e isso chamou a atenção dos fiscais. Ao se aproximarem dos carros forte que iriam fazer o transporte do dinheiro, eles desistiram e voltaram pelo mesmo caminho. 

O carro foi abandonado no meio da mata, ainda no terreno do Aeroporto. A Polícia Federal foi acionada e encontrou um carregador de fuzil dentro do veículo. Os suspeitos fugiram.

Confira a reportagem:

Pontos moeda