Polícia

BME altera nome para Companhia Independente de Missões Especiais no Facebook

O governador do Estado Paulo Hartung (PMDB) assinou, no último dia 1° de março, um decreto para reestruturação da Polícia Militar do Espírito Santo

A alteração foi registrada na rede social as 16h10 Foto: Reprodução Facebook

A página oficial do Facebook antigo Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) alterou o nome para Companhia Independente de Missões Especiais durante a tarde desta quinta-feira (9). O batalhão sempre foi muito ativo na comunicação utilizando a rede social. A alteração foi registrada na rede social as 16h10.

A mudança se deu após o governador do Estado Paulo Hartung (PMDB) assinar, no último dia 1° de março, um decreto para reestruturação da Polícia Militar do Espírito Santo. Entre as medidas estavam a extinção do BME e da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), além da criação de companhias independentes e outros dois novos Comandos de Policiamento Ostensivo. As medidas foram divulgadas pelo secretário de segurança André Garcia.

"Estamos descentralizando a Rotam, que tinha uma atuação em todo território capixaba. Agora, cada batalhão vai ter uma companhia de força tática-móvel com efetivo próprio. A princípio, vamos fazer a distribuição dos efetivos que estavam concentrados na Rotam e BME. O papel que era da Rotam vai ser executado pela tático-móvel. A ideia não foi extinguir as unidades, mas concentrar esforços sem perder a capacidade de fazer policiamento tático-móvel", disse Garcia.

Segundo o secretário, será criada uma Companhia Independente para atender o município da Serra. "A unidade será implantada no bairro Feu Rosa. Em Vitória, vamos atender a parte continental da Ilha com outra Companhia Independente da Polícia Militar, em Jardim Camburi. Já em Vila Velha, também vamos criar uma Companhia Independente em Jabaeté para atender a região de Terra Vermelha", afirmou.

E completou: "Além disso, vamos criar mais duas CPO's (Companhia de Policiamento Ostensivo). Uma no Noroeste do Estado, em Colatina, para atender 21 municípios, e outra na região Serrana, a partir de Domingos Martins, que vai dar assistência a outros 18 municípios".

Quem também vai ganhar um reforço dos militares é o município de Cariacica, que vai sediar a Companhia Independente de Missões Especiais. Questionado se a reorganização e a implantação desse novo quadro faz parte de uma consequência da paralisação dos militares, Garcia negou e ainda revelou que estudos estavam sendo feitos antes do movimento.

"Esse estudo já estava sendo feito e entendemos que agora é o momento certo. No processo como esse, em que houve uma ruptura, não há vencedor. Temos que extrair lições disso: ter seriedade e responsabilidade para não entrar no caminho da vingança. Reconhecer que temos muitos policiais bons, mas alguns deles embarcaram em uma visão errada e temos que resgatá-los".

Com informações de TV Vitória

Pontos moeda