Polícia

Ministério Público quer que Delegacia de São Mateus seja interditada

O MPES requer que as atividades exercidas no local sejam transferidas para um outro, onde seja oferecido mais acessibilidade, salubridade, segurança e estrutura

O prédio fica localizado no centro da cidade Foto: Divulgação/Sindipol

A 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Mateus poderá ser desocupada integralmente. Este foi o pedido do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), realizado por meio da Promotoria de Justiça da cidade. 

De acordo com o MPES, a situação do prédio é precária, com risco de descargas elétricas por conta de vazamentos nas paredes e tetos. No local, não há rampas ou elevadores para facilitar o acesso, e alguns atendimentos são realizados na garagem. Também não há saída de emergência e extintores de incêndio, o gesso do teto caiu em algumas partes, não há banheiros nas áreas comuns e nem janelas nas salas dos delegados e no refeitório.

O MPES requer que as atividades exercidas no local sejam transferidas para um outro, onde seja oferecido mais acessibilidade, salubridade, segurança e estrutura. O prazo para cumprimento do requerimento é de 30 dias.

Veja a Ação Civil Pública na íntegra.

No dia 30 de março, o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) realizou uma assembleia extraordinária em São Mateus, quando discutiram as providências a serem tomadas quanto às condições estruturais das unidades de policiais civis do município.

De acordo com o Sindipol, uma das propostas do Estado é a transferência da Regional de São Mateus para o prédio onde funciona atualmente a Polícia Ambiental. Mas, de acordo com o sindicato, as condições do local também não são boas e há a necessidade de uma grande reforma estrutural.

O prédio da 18ª Regional é antigo e fica localizado no centro da cidade de São Mateus. Atualmente, o local abriga quatro delegacias: Delegacia de Infrações Penais e Outras (Dipo); Delegacia Patrimonial; Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM); Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV); além do plantão e do administrativo.

A Regional de São Mateus é responsável pelo gerenciamento de Justiça criminal em uma circunscrição composta por quatro municípios: Jaguaré, Pedro Canário, Conceição da Barra e São Mateus, totalizando uma população de aproximadamente 213.276 habitantes.

No entanto, à noite, feriados e finais de semana, a Depol atende também, a circunscrição da delegacia de Nova Venécia, num montante de aproximadamente 10 cidades.

A 18º Regional conta com o efetivo de seis policiais na DIPO, cinco na DEAM, quatro na Patrimonial e oito na DCCV, além de 16 no plantão, que conta com quatro equipes de quatro policiais civis.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação sobre o "suposto pedido de interdição da Delegacia Regional de São Mateus".

Pontos moeda