Polícia

PM absolve soldado que havia batido com viatura durante perseguição a bandido na Serra

Militar estava sujeito a uma pena de oito dias de prisão por ter danificado o veículo. No entanto, a corporação entendeu que o policial havia praticado uma "ação meritória"

Punição havia sido imposta pelo comando do 6º Batalhão da Polícia Militar, na Serra Foto: TV Vitória

O soldado da Polícia Militar que bateu com uma viatura da corporação durante perseguição a um criminoso, na Serra, foi absolvido da punição que faria com que ele ficasse preso por oito dias. A decisão foi publicada no Boletim Geral da Polícia Militar.

Segundo a publicação, mesmo tendo danificado a viatura, o policial "praticou uma ação meritória, retirando do seio da sociedade um cidadão de alta periculosidade, que constantemente praticava assaltos aos munícipes de Serra, trazendo insegurança à população local, além de recuperar um veículo roubado".

O documento afirma ainda que o PM "certamente não estava com velocidade acima da permitida, (...), pois a via em que aconteceu o acidente era uma via coletora, com velocidade de 40 Km/h, fator que preponderou para que o recorrente não se lesionasse". O texto da decisão finaliza afirmando que a ação foi necessária para evitar o atropelamento de um pedestre.

Entenda o caso

O soldado, que estava na função de motorista de viatura, perseguiu um veículo roubado, prendeu o bandido e recuperou o carro, mas acabou batendo com a viatura. O fato fez com que o comando do 6º Batalhão, na Serra, onde o policial é lotado, impusesse a ele uma punição de oito dias de prisão.

O militar foi acusado de "não ter o devido zelo, danificar, extraviar ou inutilizar, por ação ou omissão, documentos, armamento e outros bens ou animais pertencentes ao patrimônio público ou particular, que esteja ou não sob sua responsabilidade", conforme o artigo 133 do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (RDME).

O fato ocorreu no dia 23 de outubro de 2015, no bairro Serra Dourada III, na Serra, mas a punição ao soldado foi decretada somente no último dia 7. Apesar da sanção, o Comportamento Militar Estadual do soldado foi avaliado como "bom".

Pontos moeda