Polícia

Membros de quadrilha que aplicava golpes em locadoras de carros são presos em Guarapari

Douglas Lopes Alencar e Francisco Bruno Barros foram detidos tentando vender um carro para um empresário. Veículo pertencia a uma locadora do Rio e já estava com placas adulteradas

Dupla foi presa em flagrante em Guarapari, quando tentavam vender um carro para um empresário Foto: TV Vitória

Dois suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em aplicar golpes em locadoras de veículos foram presos em Guarapari, na noite de quarta-feira (28). Douglas Lopes Alencar, de 42 anos, e Francisco Bruno Barros, de 26, foram detidos em flagrante tentando vender um carro para um empresário.

Segundo a polícia, a quadrilha alugava carros, utilizando documentos falsos, trocavam as placas e vendiam os automóveis como se fossem legítimos. A polícia acredita que pelo menos três locadoras capixabas, sendo duas delas nacionais, podem ter sido vítimas dos criminosos, já que sete carros alugados desapareceram no último mês.

O empresário que compraria o veículo dos suspeitos trabalha em uma revendedora de carros. Ele desconfiou da pressa dos rapazes em fechar o negócio e foi atrás da procedência do automóvel. 

Ao consultar um sistema particular de checagem, ele viu que o veículo era de uma locadora de carros do Rio de Janeiro. Em seguida, o homem entrou em contato com a empresa, que confirmou que se tratava de um carro alugado e que nunca havia sido devolvido. 

O veículo, inclusive, já estava com placas de Guarapari e já tinha sido transferido para o nome de outra pessoa, um laranja. Segundo a titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa), delegada Rhaiana Bremenkamp, desde o aluguel até a revenda, os criminosos usavam documentos falsos, inclusive para fazer transferências no sistema do Detran. 

"A locadora ainda não percebeu a fraude. Ela acha que é uma ação cível, em que a pessoa esqueceu de devolver o carro ou gostou do veículo e resolveu ficar com ele. Então eles não estão registrando ocorrência, não estão dando notícia de impedimento no sistema do Detran. Com isso, esse carro aparece como um outro qualquer e a pessoa realmente não tem como saber que aquele carro é fraudado", disse a delegada.

A delegada acredita que o número de locadoras vítimas dos golpistas pode ser ainda maior, pois as empresas não desconfiavam dos locadores. "Nós conseguimos entrar em contato com três empresas e confirmamos que esses carros são realmente deles e que estão desaparecidos", frisou.

As investigações apontam ainda que essa é uma quadrilha que age em todo o país, já que foram recuperados carros locados em São Paulo e no Rio de Janeiro. A polícia agora está atrás de um outro suspeito, identificado apenas como Anderson, para desarticular completamente a quadrilha. 

Dinheiro

Após serem presos, Douglas e Francisco disseram que receberiam R$ 1,5 mil para vender o carro e que precisavam do dinheiro. "Estou com a habilitação vencida e, para resolver meu problema, preciso de mil e pouco. Tenho que fazer reciclagem e renovação. Então eu ofereci o carro na revendedora para vender e poder ganhar meus mil e pouco", contou Douglas.

"Me ofereceram trabalho, só que eu teria que trazer esse carro e eu necessitava pagar pensão do meu filho", justificou Francisco.

Segundo Rhaiana Bremenkamp, os suspeitos podem responder por estelionato, inserção de dados falsos no sistema do Detran, falsificação de documento público, falsidade ideológica e formação de quadrilha. 

"É importante a locadora registrar essa ocorrência quando esse carro não for devolvido e, principalmente, a pessoa que estiver comprando deve olhar na cadeia sucessória se o carro já foi de locadora, entra em contato, verifica se esse carro realmente foi vendido, para depois não ser vítima de uma ação de busca e apreensão e acabar perdendo um bem que ela pagou de boa fé", orientou a delegada.

>>Veja o Vídeo<<

Pontos moeda