Polícia

Sistema de videomonitoramento será ampliado na área central de Cachoeiro

Além disso, está prevista a instalação de câmeras OCR, que permite que a placa do veículo filmado seja pesquisada automaticamente no cadastro online

A previsão é que o número de câmeras de videomonitoramento em funcionamento em Cachoeiro chegue a 60 até o mês de dezembro Foto: ​Reprodução

As câmeras no sistema municipal de videomonitoramento de Cachoeiro de Itapemirim podem aumentar de 40 para 60 até o mês de dezembro deste ano. Já em 2018, podem chegar a 80. O atual projeto de ampliação foi anunciado durante encontro na manhã desta segunda-feira (26) entre as forças de segurança locais.

O encontro reuniu o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes Junior; o titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV), Guilherme Eugênio Rodrigues; o subsecretário de Defesa Social e chefe da Guarda Civil Municipal, Athos Alves; e o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Heron Ronan Roman.

A ampliação faz parte da política de Fortalecimento das Ações de Segurança que integra o Planejamento Estratégico Municipal para o setor. Durante a reunião, um mapa da cidade com a localização das câmeras, dos pontos de policiamento e das rotas mais aptas a fuga de bandidos foi usado como apoio para um diagnóstico inicial das principais demandas em prevenção e investigação de crimes.

Nos próximos 15 dias, cada equipe vai listar pontos estratégicos como sugestão para localização das novas câmeras, que serão adquiridas com recursos da prefeitura. “Para o trabalho da Polícia Civil, o sistema já traz uma série de benefícios, e as ferramentas podem e precisam ser aprimoradas, até mesmo para aumentar a chance de elucidação dos crimes e a qualidade das provas”, avalia Guilherme Eugênio.

De acordo com o comandante do 9º Batalhão, as câmeras são apoio constante também para as rondas do policiamento ostensivo. “Cada informação forma uma rede que auxilia na solução e nas ações preventivas”, destaca.

Além de chegar ao quantitativo de 80 câmeras, o Planejamento Estratégico Municipal para os próximos anos prevê ainda dez câmeras OCR, sigla em inglês para reconhecimento ótico de caracteres. Usado com mais frequência perto de radares eletrônicos, o aparelho permite que a placa do veículo filmado seja pesquisada automaticamente no cadastro online. A expectativa é para instalação de seis câmeras nesse modelo neste ano, e outras quatro no ano que vem.

“Quando passarmos a usar essa tecnologia, um veículo furtado ou utilizado para prática de crimes pode ser identificado na mesma hora pelo sistema de videomonitoramento. A novidade vai representar grande avanço na resolução de crimes e na proteção ao cidadão”, completa Guedes.

Pontos moeda