31 ago 2014

Último mês de campanha promete ser mais acirrado no Estado

Publicado às 18:00 | Postado por Josué de Oliveira

2700377-candidatosOs candidatos ao Governo do Estado entram na reta final de campanha com 45 dias para tentar mudar o resultado das pesquisas, aqueles que precisam, obviamente. A expectativa é de que as andanças pelo interior sejam intensificadas e, principalmente, o tom dos discursos eleitorais durante a propaganda eleitoral no rádio e na TV seja mais agressivo.

Antes mesmo da reta final, o comitê de campanha do governador Renato Casagrande (PSB), por exemplo, já tinha elevado o tom das acusações contra o governo anterior. O ex-governador Paulo Hartung, apontado como primeiro colocado na corrida eleitoral rumo ao Palácio Anchieta pelas pesquisas, também faz questão de frisar o que ele considera uma estagnação do desenvolvimento capixaba.

A partir de agora será o tudo ou nada para Casagrande tentar reverter o resultado das pesquisas. Nas redes sociais, o candidato a vice na chapa Palaciana Fabrício Gandini (PPS), comemorava a redução na diferença de votos entre os principais adversários.

“Muito feliz! Vamos virar eleição no Estado do Espírito Santo. Diminuímos a diferença e ainda tem 10% de indecisos. Vamos trabalhar!”, disse confiante na reviravolta.

A reviravolta, claro, pode acontecer em qualquer eleição, até nas mais improváveis. Assim como aconteceu com o prefeito Luciano Rezende (PPS), que conseguiu sair de um terceiro lugar e sagrar-se campeão de votos contra o ex-deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas, que inclusive, tinha apoio de Hartung.

Outro caso emblemático que está sendo revelado pelas recentes pesquisas é o “fenômeno Marina”, que após a morte do candidato Eduardo Campos, assumiu a cabeça da chapa e já aparece empatada com a presidente Dilma Rousseff, que até então tinha uma ampla diferença de votos em relação ao segundo colocado, na época, Aécio Neves (PSDB). Com a popularidade de Marina em alta, Casagrande espera seguir nessa mesma progressão, principalmente com a ex-senadora subindo em seu palanque nos próximos dias.

O último mês de campanha também tende a enfraquecer os trabalhos na Assembleia Legislativa. Logo que começou oficialmente era difícil reunir os deputados para manter o quórum de votações importantes na Casa. Nessa reta final, com a grande maioria deles disputando a reeleição, a situação pode ficar ainda mais complicada.

O eleitor que ainda não definiu seu voto precisa ficar alerta nessa reta final.  Vale lembrar que, dependendo dos rumos que a campanha tomar daqui para frente, quem já tinha decidido pode mudar de ideia e optar por uma nova opção. Nesse cenário, os candidatos devem apostar em táticas mais agressivas de convencimento. É esperar para ver…

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
30 ago 2014

“Casas de Marina” começam a ganhar força no Estado

Publicado às 18:30 | Postado por Josué de Oliveira

marina__49e63e87eaO crescimento da presidenciável Marina Silva (PSB) nas pesquisas eleitorais já começou a fazer efeito também no Espírito Santo. “Marineiros” estão animados com a possibilidade da ex-senadora chegar à presidência da República. Aqui no Estado, os militantes da Rede Sustentabilidade já estão se organizando para começar a fazer ações para fortalecer o nome de Marina. Voluntários já estão se mobilizando para formar 12 “Casas de Marina”, espaços que funcionam como uma espécie de comitê. Para isso, os interessados precisam cumprir uma série de exigências, entre elas, não ser filiado a nenhum partido político.

Ela vem aí…
Embora ainda não tenha uma data definida, o coordenador-executivo da Rede Sustentabilidade no Espírito Santo, Luiz Claudio Ribeiro, disse que a visita de Marina deve acontecer nas próximas semanas. Enquanto isso, o grupo já vem panfletando e pedindo votos para a presidenciável

Propaganda
O (ainda) deputado Cláudio Vereza (PT) não ficou nada satisfeito ao ver placas de propaganda política dos candidatos Max Filho e Rafael Favatto dentro do Parque Estadual de Jacarenema. Após ter colocado no Facebook sua insatisfação com o crime ambiental, as propagandas foram retiradas. O meio ambiente agradece…

Popularidade
Dentro da cúpula do PPS já tem gente estudando a possibilidade do jornalista Amaro Neto, candidato a deputado estadual pelo partido, também começar a caminhar junto com o governador Renato Casagrande (PSB). Querem explorar a popularidade do apresentador e com isso alavancar a candidatura do socialista à reeleição.

Na saúde
O deputado federal Paulo Foletto (PSB), que é um dos principais candidatos do PSB à reeleição, já é vítima de especulação antes mesmo de a eleição acontecer. Nos bastidores já há quem esteja apostando que se o governador Renato Casagrande (PSB) for eleito ele será nomeado secretário estadual de Saúde.

Eleições 2016
De acordo com esses rumores, Foletto seria indicado para o cargo com o objetivo de ganhar mais visibilidade por aqui. Com isso, poderia disputar eleição para a prefeitura de Colatina, em 2016. O pessoal não perde tempo e as especulações não param…

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
29 ago 2014

Mais uma ministra vem para ajudar Coser e Roberto Carlos

Publicado às 19:41 | Postado por Josué de Oliveira

miriam-belchiorApesar da queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas, a cúpula do Planalto mantém a rotina de visitas aos estados para fortalecer as candidaturas locais. Depois de Ideli Salvati, agora é a vez da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, desembarcar no Espírito Santo para tentar fortalecer a campanha de o ex-prefeito João Coser (PT) e do deputado Roberto Carlos, que disputam o Senado e o Palácio Anchieta, respectivamente.

Climão I
Parece que não há mais clima para o Coordenador político da prefeitura da Serra, Silas Maza, continuar dentro do PSB. A direção do partido se reuniu nesta sexta-feira para definir se expulsa ou não o secretário, mas a decisão só sai na próxima semana. Embora seja filiado ao PSB, ele vem apoiando a candidatura do ex-governador Paulo Hartung, principal adversário do governador Renato Casagrande (PSB).

Climão II
Embora seja reduto eleitoral do ex-governador Paulo Hartung e da deputada Rose de Freitas (PMDB), candidatos ao Governo e Senado respectivamente, o ex-prefeito Neucimar Fraga (PV) decidiu aparecer em um evento em Governador Lindenberg. O clima ficou estranho quando o deputado Theodorico Ferraço (DEM) discursou e pediu votos para Hartung e para… Neucimar. A ordem natural seria Rose, mas está tudo tão misturado…

Efeito São Lucas
No meio político tem gente achando desnecessário o candidato a vice na chapa palaciana, Fabrício Gandini (PPS), ficar batendo boca e atacando o médico Otto Baptista e o deputado César Colnago (PSDB) nas redes sociais. Dizem que não combina com a postura de um candidato a vice-governador.

Estressado
Ainda um tanto quanto estressado, Gandini também bateu boca pelo Facebook com o filho do deputado Paulo Roberto (PMDB). O motivo seria um debate sobre campanha eleitoral e, no final das contas, o vereador acabou encerrando o confronto bloqueando o rapaz.

Sem confrontos
O primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Estado na TV deixou muita gente frustrada. Estavam esperando um confronto mais acirrado entre Hartung e Casagrande, mas os dois sequer trocaram perguntas entre si. Poucas trocas de farpas, mas nada que fizesse a temperatura subir.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
28 ago 2014

Audifax se prepara para mudar secretários

Publicado às 20:29 | Postado por Josué de Oliveira

Nos próximos dias, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), vai anunciar algumas mudanças no primeiro escalão do Governo. O Coordenador Político da prefeitura, Silas Maza, deixa a função para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, pasta que já foi responsável em 2005 no primeiro mandato de Audifax. No seu lugar assume José Eduardo Azevedo, que deixou o Palácio Anchieta e é um dos principais aliados do ex-governador Paulo Hartung. Outra mudança atinge a Secretaria de Meio Ambiente. O atual secretário, João Ismael Nardoto ocupará uma assessoria ligada ao gabinete. Sua substituta será a subsecretária de Cultura de Vitória, Andreia Carvalho.

Na gaveta
Após o Ministério Público pedir o arquivamento do processo contra o prefeito de Viana, Gilson Daniel, o Tribunal de Justiça do Espírito homologou a solicitação durante sessão realizada nesta quinta-feira. O verde era acusado de ter recebido dinheiro do tráfico durante sua campanha eleitoral para prefeito.

Na gaveta II
Apesar da polícia federal ter escutas telefônicas na quais traficantes da região citam o prefeito, não foi possível comprovar qualquer ligação dele com o crime. A denúncia foi feita logo após Gilson ter sido eleito e sua posse chegou a ser adiada. O prefeito sempre negou qualquer tipo de envolvimento e chegou-se até a especular em suposta intriga da oposição.

Licenciado
Faltando pouco mais de um mês para as eleições, o vereador Luiz Emanuel (PSDB) pediu licença da Câmara de Vitória para se dedicar à sua campanha rumo à Assembleia Legislativa. No seu lugar, assume o ex-vereador Maurício Leite, já que o primeiro da fila, Fábio Lube, permanece como secretário municipal.

Juntos de novo
Para afastar os rumores de um possível distanciamento, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) estará presente no lançamento do comitê de campanha do ex-deputado federal Luiz Paulo, que tenta retornar à Câmara Federal. No meio político, havia rumores de que eles estavam afastados, já que Luiz Paulo não tinha sido visto junto com Hartung em suas caminhadas de campanha.

Caiu na rede
O ex-prefeito de Vila Velha Max Filho decidiu apostar suas fichas nas redes sociais. A responsável pela administração dos perfis na Internet é a marqueteira Solange Serrat, que vem utilizando estratégica semelhante a usada na campanha de Fernando Gabeira. O tucano já atingiu mais de 78,3 mil “amigos” nas redes sociais. Se isso tudo virar votos já dá até para vencer eleição…

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
27 ago 2014

Secretários de Audifax e líder do PSB em evento com Hartung

Publicado às 20:49 | Postado por Josué de Oliveira

phConforme a Coluna divulgou na semana passada, o secretário de Desenvolvimento Urbano da Serra, Silas Maza, abriu as portas de casa para receber o candidato Paulo Hartung (PMDB) para um encontro com lideranças de Jacaraípe. Além dele, outros secretários do prefeito Audifax Barcelos (PSB) também fizeram quórum para o principal adversário da candidatura do governador Renato Casagrande à reeleição. Entre eles, Claudio Melo (Administração) e o procurador Victor Silvares, que por coincidência é sobrinho de Hartung. O presidente do PSB da Serra, João Manoel, também estava entre os simpatizantes da campanha do peemedebista.

Especulação
Diante de tantos apoiadores socialistas da prefeitura em evento do adversário, crescem os rumores de que o prefeito Audifax Barcelos quer evitar um mal estar com o Palácio Anchieta caso Hartung seja eleito. O que será que Casagrande está achando disso?

De carona
A equipe de marketing da campanha do governador Renato Casagrande (PSB) está antenada. Logo que saiu a pesquisa do Ibope que apontou a vitória da candidata Marina Silva (PSB) no segundo turno, o pessoal tratou logo de colocar uma fala da ex-senadora na qual aponta Casagrande como “um homem de mãos limpas” e que é “desse tipo de gente que o Espírito Santo precisa”.

Sabatina
Durante sabatina da Rádio Vitoria, o candidato Paulo Hartung disse que a criação de uma universidade estadual não seria sua prioridade. Em seu Facebook, Casagrande aproveitou a deixa para alfinetá-lo. “Enquanto a turma do governo passado nega o ensino superior como prioridade (…) vamos implantar a Universidade Estadual do Espírito Santo: sua concepção será de Centro Tecnológico”

Ausência
O problema da falta de parlamentares em plenário por conta da campanha também atinge a Câmara de Vitória. Assim como na Assembleia Legislativa, vereadores estão batendo ponto e deixando a Casa antes das sessões terminarem. Projetos que estão tramitando acabam tendo que esperar para serem votados.

São Lucas
Não convidem o presidente do Sindicato dos Médicos, Otto Baptista, e o candidato a vice na chapa palaciana, Fabrício Gandini (PPS), para o mesmo evento. Otto tentou fechar o hospital São Lucas e nesta quarta-feira, Gandini voltou a esbravejar contra o médico. Sugeriu até que a categoria entrasse com uma representação junto ao Ministério Público e no CRM-ES contra o sindicalista.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
26 ago 2014

Hospital São Lucas vira alvo de disputa eleitoral

Publicado às 20:59 | Postado por Josué de Oliveira

ottoEmbora os problemas de superlotação no hospital São Lucas sejam inegáveis, a situação nos corredores da unidade e o sofrimento dos pacientes pode ter ganhado um capítulo eleitoral. Na última segunda-feira, o Sindicato dos Médicos, mesmo sem autorização legal, decidiu, por meio do seu presidente, Otto Baptista (foto), que ia interditar o hospital. Coincidência ou não, o dirigente sindical é filiado ao PSDB e, dias antes, posou ao lado do candidato ao Governo Paulo Hartung (PMDB), principal adversário do governador Renato Casagrande nas urnas.

Aliado
Nos bastidores, o que se comenta é que a tentativa do Sindicato dos Médicos de interditar o São Lucas foi para enfraquecer o Governo e, consequentemente, a candidatura de Casagrande à reeleição. Vale lembrar que o PSDB compõe a chapa de Hartung com o vice, César Colnago, que por mais uma coincidência também é médico.

Alfinetada
Durante sua participação no programa Sabatina, da Rádio Vitória, Hartung aproveitou para dar uma alfinetada no atual Governo. Disse que é preciso investir mais no São Lucas e não um “servicinho em período eleitoral”.

Ah o amor…!
Sobre a implantação do sistema de transporte aquaviário em seu governo, Hartung lembrou que usou muito as antigas lanchas para visitar sua atual esposa Cristina, que na época morava em Vila Velha. No entanto, destacou que não se pode criar ilusão de que o sistema irá resolver o problema da mobilidade urbana e apostou que o BRT é a melhor solução para impasse.

Desperdício
A prefeitura de Vila Velha adquiriu diversos carros de luxo para equipar a Guarda Municipal. Só que a maioria desses veículos está parada no pátio do Executivo. Enquanto outros órgãos precisam de carros para atender a população, a poeira toma conta da frota que seria usada pelos agentes municipais.

Muito barulho
Muitos candidatos têm usado peruinhas, principalmente no final de semana, para divulgar sua campanha pelas ruas com o som lá nas alturas. Quem quer ficar até mais tarde na cama não consegue, já que é difícil dormir com um barulho desses. Nas redes sociais não faltam reclamações, mas os candidatos insistem nessa estratégica desagradável.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
25 ago 2014

Rose ignora Hartung em material de campanha eleitoral

Publicado às 21:19 | Postado por Josué de Oliveira

roseA relação entre a deputada federal Rose de Freitas (PMDB) e o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) nunca foi das melhores, mas os dois acabaram se reaproximando após ela ter sido incluída na sua chapa para concorrer ao Senado. No seu material de campanha distribuído nas ruas, no entanto, Rose faz um balanço de todas suas atividades parlamentares, as ações em benefício do Espírito Santo, mas em nenhum momento faz alusão ao neo-companheiro de campanha. Muito pelo contrário, há imagem, inclusive, ao lado do governador Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição e principal adversário de Hartung nas urnas.

Agressividade I
O clima eleitoral começa a ficar acirrado entre os candidatos que disputam o Governo do Estado. Em sua página na Internet, o candidato a vice na chapa do governador Renato Casagrande, Fabrício Gandini (PPS), postou diversas placas de campanha que foram destruídas, segundo ele, por adversários.

Agressividade II
Os ataques aconteceram na Grande Vitória e também em municípios do interior do Estado. Gandini acusou o deputado César Colnago (PSDB), vice na chapa de Hartung, de ser o autor da destruição. “Já tive o desprazer de conhecer como César Colnago faz campanha. Infelizmente conheço ele e a baixaria que fez na eleição de Vitória. É isso que vc (sic) quer no Espírito Santo? Vale tudo?”, provocou Gandini.

O outro lado
A Coluna tentou entrar em contado com Colnago, mas ele não retornou o contato. Sua assessoria, no entanto, negou que o tucano tenha qualquer participação nos ataques e que o deputado não vai alimentar essa polêmica.

Propaganda
A Eco101, concessionária que administra a BR-101, começou a retirar as placas de propaganda colocadas por candidatos. Ao todo, foram retirados mais de 30 outdoor instalados ao longo da rodovia. A empresa informa que qualquer tipo de propaganda nas laterais da rodovia precisam ser submetidas à aprovação da ANTT e que aquelas que estiverem irregulares serão retiradas. Fica a dica!

Deu samba
Candidatos em campanha lotaram a quadra da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG) no final de semana para a tradicional Feijoada da agremiação. Por lá estiveram o candidato ao governo Renato Casagrande (PSB); ao Senado João Coser (PT) e Neucimar Fraga (PV); e à Câmara Iriny Lopes (PT) e Max Filho (PSDB). A petista, por sua ligação com o samba, parecia até “pinto no lixo”.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
24 ago 2014

Capixabas minimizam primeiros sinais de crise entre Marina e PSB

Publicado às 18:30 | Postado por Josué de Oliveira

marina__49e63e87eaNão demorou muito, mas os primeiros sinais de que o PSB terá divergências internas com a candidatura de Marina Silva à presidência começaram a aparecer. Antes mesmo de assumir o lugar de Eduardo Campos na campanha, lideranças socialistas já temiam que o radicalismo de Marina e suas posições conservadoras em relação a temas polêmicos como aborto, mais cedo ou mais tarde entrariam em rota de colisão com demais membros do partido.

Logo após assumir a cabeça da chapa, Marina fez mudanças na equipe. O coordenador de campanha e primeiro-secretário da sigla, Carlos Siqueira, deixou a base por não concordar nas alterações feitas pela ex-senadora. “Marina que vá cuidar da Rede dela”, esbravejou antes de abandonar a função.

Nos bastidores, a informação que circula é de que a ex-senadora nunca foi favorável aos arranjos que o partido fez de olho nas eleições, inclusive, o de apoiar o PSDB em São Paulo, por exemplo. No entanto, os bombeiros socialistas logo tentaram apagar o princípio de incêndio.

O próprio governador Renato Casagrande, amigo de Marina, disse que ela irá assumir os compromissos firmados por Campos, mas reconhece que ela poderá optar por subir ou não em determinados palanques. “Ela poderá não ir em um ou outro palanque, mas o partido estará presente”.

O líder da Rede no Espírito Santo, Gustavo de Biase, filiado ao PSB, segue o mesmo discurso. Ele atribui o princípio de crise ao fato dos ânimos ainda estarem abalados pela morte de Eduardo Campos, mas que os conflitos não vão atrapalhar a campanha da Marina nas ruas.

Embora os correligionários façam questão de minimizar a crise, o fato é que os militantes e a direção do PSB terão dois grandes desafios nos próximos meses. Primeiro a de tentar eleger Marina presidente do Brasil. Em segundo buscar contornar a fama que ela tem de ser intransigente com suas convicções. Qual deles será o mais difícil?

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
23 ago 2014

Uso de servidor em campanha já preocupa direção da Assembleia

Publicado às 18:31 | Postado por Josué de Oliveira

assembleia_legislativa_es__25e26a0dd6A Coluna volta a bater na tecla de que deputados estaduais estariam utilizando servidores do gabinete e material da Assembleia para campanha eleitoral, o que é proibido, salvo se estiveram licenciados ou de férias. A infração já preocupa a Mesa Diretora, já que tem servidor se deixando fotografar durante corpo-a-corpo principalmente nos municípios do interior do Estado. Nos corredores da Casa existe o temor de que a Justiça Eleitoral esteja registrando tudo para “dar o bote” em breve. Está tudo mundo de olho, mas até agora ninguém fez nada…

O retorno
O deputado Nilton Baiano (PP) deve assumir a vaga de Glauber Coelho na Assembleia na próxima semana. Dizem que o presidente do Legislativo, Theodorico Ferraço (DEM), já conversou com o progressista para tentar reaproveitar os assessores do socialista que morreu após um acidente de carro.

Vida que segue
Após o luto pela morte do deputado Glauber Coelho, os deputados estaduais vão se recuperando da perda e tentando colocar as atividades em dia. Na próxima semana, talvez já com a presença de Nilton Baiano, eles já voltam a discutir os projetos que estão na fila para serem votados no plenário.

Na pauta
Entre os que aguardam na fila para serem apreciados estão o plano de carreira dos servidores do Judiciário e o que altera a distribuição de ICMS sobre a exploração do petróleo no litoral capixaba. Na semana passada prefeitos até tentaram pressionar os deputados para aprovação, mas não houve quórum na Casa.

Alfinetada
Durante entrevista ao Jornal da TV Vitória, a deputada federal Rose de Freitas, candidata ao Senado, deu uma alfinetada do adversário João Coser (PT), que também concorre à vaga. Disse que tem candidato municipalista, mas que os avanços para os problemas das cidades não tinham sofrido avanços. O petista foi presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

 Holofotes
Durante lançamento da candidatura do deputado Vandinho Leite (PSB) neste sábado, o prefeito Audifax Barcelos (PSB) arrancou risadas do público ao se sentir preterido pelos fotógrafos e cinegrafistas. Durante seu discurso, pediu para as câmeras focassem nele. “Não é só Neucimar e Renato Casagrande não. Me filmem também”, disparou.

 

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
22 ago 2014

Secretário de Audifax abre as portas para Hartung na Serra

Publicado às 19:30 | Postado por Josué de Oliveira

HARTUNGO candidato ao Governo do Estado Paulo Hartung (PMDB) é esperado na Serra na próxima terça-feira para um encontro de lideranças do município. Até ai não teria nada de anormal, mas o evento acontece em um espaço de eventos que pertence ao coordenador de Governo da prefeitura da Serra, Silas Maza. Esse apoio a Hartung já vem causando desconforto aos aliados do prefeito Audifax Barcelos (PSB), que por sua vez defende a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). A reunião nem aconteceu e já está causando também mal estar entre as lideranças locais do partido, já que Hartung é o principal adversário de Casagrande na corrida pelo Palácio Anchieta.

Longa data
A amizade de Maza e Hartung não é de agora, mas nos bastidores há rumores de que a proximidade entre eles pode ter interesses políticos futuros, inclusive com o aval do prefeito Audifax. A ideia seria não causar nenhum tipo de conflito com o peemedebista para que a Serra não fosse prejudicada em uma eventual vitória do ex-governador nas urnas.

Aproximação
A ligação, ainda que estreita, entre Audifax e Hartung pode ser associada também ao fato do ex-secretário estadual de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana, José Eduardo Faria de Azevedo, migrar para o primeiro escalão do Executivo serrano. José Eduardo, como se sabe, é um dos fortes aliados do ex-governador.

Útil ao agradável
Candidato a deputado federal, o líder da Rede Sustentabilidade no Espírito Santo, Gustavo de Biase, tem aproveitado os encontros à noite com os amigos para fazer campanha na Rua da Lama. Distribui santinhos, cumprimenta, abraça e no final pede voto dos jovens que estão nos bares da região.

Papo cabeça
Pegando carona no marketing do presidenciável Aécio Neves, o candidato ao governo do Estado Roberto Carlos (PT) também quer conversar com o eleitor. Em seu programa eleitoral na TV, o petista convida os telespectadores para um bate-papo em seu comitê. Insiste ainda em trocar mensagem pelo telefone celular e email.

Caminho livre
Durante evento de campanha, o ex-prefeito Max Filho (PSDB), candidato a deputado federal, dizia que o partido tinha ótimos quadros para conseguir eleger representantes na Câmara Federal. Lembrou em tom de brincadeira o nome do deputado César Colnago, mas que esse tinha saído da sua reta para ser candidato a vice na chapa do ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Todo mundo riu… vale lembra que Colnago deixou Max de fora da Câmara nas últimas eleições por uma diferença bem pequena de votos.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:

4Ps Agência Digital agência digital 2007 - FOLHA VITÓRIA - Todos os direitos reservados - Anuncie - Expediente - Cadastro - Fale Conosco - Política de Privacidade - RSS