Governo do Estado divulga salários de servidores

Estão lá, pra quem quiser ver. Os salários dos 59.175 servidores públicos do governo do Estado foram divulgados, nesta segunda-feira, na internet. A lista inclui efetivos, comissionados, temporários, estagiários, além do governador, vice-governador e secretários de Estado. Embora já fosse de conhecimento de muita gente – nem de todo mundo – a coluna não poderia deixar de citar. O governador Renato Casagrande recebe R$ 18.600,00. Já o vice Givaldo Vieira ganha R$ 16.900,00. Até aí, nenhuma novidade. No entanto, uma análise – quem nem precisa ser profunda – é capaz de deixar qualquer um de queixo caído. É possível encontrar salários exorbitantes e salários vergonhosos. Vergonhosos de tão altos! E vergonhosos de tão baixos, a maioria é claro! As informações com todos os vencimentos estão disponíveis no site www.transparencia.es.gov.br.  Acessa, lá!

Curiosidade
Já dizia o ditado popular: a curiosidade matou o gato. E o que deve ter de gente morrendo de raiva hoje, é difícil calcular. Somente nesta segunda-feira, dia em que os dados de remuneração dos servidores entraram no ar, o Portal da Transparência bateu recorde de acessos. Até as 18h, foram 107.256 acessos, um aumento de 1657% em relação à média diária, que é de 6.500 acessos. Ô povo curioso!

Empréstimo
Uma fonte do governo do Estado diz que tem servidores do alto escalão chateados com a divulgação: “Vai chover gente pedindo dinheiro emprestado”, comentou com ar preocupado.

Determinação
O Espírito Santo está entre os cinco estados brasileiros que já divulgaram os salários dos servidores, além do Distrito Federal. A coluna reforça: o governo está atendendo à determinação da Lei de Acesso à Informação federal, que entrou em vigor há aproximadamente dois meses.

Presenças
Participaram do evento, o presidente da Assembleia Legislativa Theodorico Ferraço, os deputados estaduais Ataíde Armani, Roberto Carlos e Luzia Toledo, os secretários de Estado de Controle e Transparência Angela Silvares, de Governo Thyago Hoffman, de Planejamento Robson Leite, de Comunicação Ronaldo Carneiro, o Procurador Geral Rodrigo Júdice, além de membros do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Estado, representantes da sociedade civil organizada, do Conselho de Ética do Espírito Santo, dentre outros.

Eleitores
Já que a coluna desta terça-feira deu uma atenção especial aos números, vale citar também o crescimento do eleitorado capixaba. O Tribunal Superior Eleitoral divulgou o número oficial. No Espírito Santo, o eleitorado cresceu 7,5% em relação às eleições de 2008. As mulheres são maioria. No Estado, o maior colégio eleitoral é Vila Velha e o menor é Divino São Lourenço. No interior, os maiores colégios eleitorais são Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Colatina. Será que o crescimento vai contribuir para uma melhor seleção nas urnas?

(1450Publicações)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>