Encontro de Audifax e Gilson pode significar muito mais

O prefeito de Serra, Audifax Barcelos (REDE) e o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PODEMOS) se encontraram nessa sexta feira (11). Além de debaterem soluções administrativas para melhorar ainda mais a gestão dos municípios, os prefeitos analisaram o cenário político estadual. À frente de dois partidos importantes e de duas cidades da Grande Vitória,  o encontro entre Audifax e Gilson pode resultar numa forte aliança eleitoral em 2018 no Espírito Santo.

Fórum debate Rio Doce
Essa semana, Baixo Guandu sediou o 1° Fórum Legislativo Interestadual de Desenvolvimento Sustentável, iniciativa conjunta da Câmara Municipal da cidade capixaba com a de Resplendor (MG), em parceria com as Assembleias Legislativas do Espírito Santo e Minas Gerais, Ministério Público Federal, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos do Rio Doce (Cipe Rio Doce). Chamou atenção o fato de o presidente da Cipe, deputado Dary Pagung (PRP), que tem reduto eleitoral em Baixo Guandu, fazer discurso leve sobre a situação calamitosa em que a região ficou, após ser invadida pela lama da Samarco.

Tons diferentes
“Precisamos entregar um planeta melhor do que encontramos para as futuras gerações”, disse Dary Pagung, em discurso no 1° Fórum Legislativo Interestadual de Desenvolvimento Sustentável. Em compensação, o presidente da Câmara Municipal de Resplendor, Fábio de Oliveira (PDT), não deixou barato. “Esses assassinos já deviam estar presos. Eles têm que pagar pelo que fizeram com o Rio Doce e não dar essa esmola de R$ 1 mil para as pessoas que moram nas cidades atingidas”, afirmou Fábio. O presidente da Câmara de Baixo Guandu, Wilton Minarini (PSD) engrossou o discurso. “A diferença é que no Brasil a lei só funciona para os pobres e pequenos”, desabafou.

Núcleo Policial em Pedra Azul
As potencialidades da região das montanhas capixabas passam a ser ainda mais atrativas. O governo do estado inaugurou, nessa sexta-feira (11), em Pedra Azul, o novo Núcleo Policial da Polícia Civil. A unidade é uma antiga solicitação dos moradores, comerciantes e lideranças regionais. O evento de entrega do Núcleo, que passou por ampla reforma, contou com a presença do governador Paulo Hartung, do prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, do chefe da Polícia Civil, Guilherme Daré, além de deputados e empresários.

Bancadas no interior
Além da inauguração do Núcleo Policial em Pedra Azul, o interior capixaba ficou bem movimentado, nessa sexta (11), com a visita do ministro da Educação, Mendonça Filho, que veio ao estado participar da inauguração de mais uma unidade do Escola Viva, em Iúna, escola, aliás, onde o governador Paulo Hartung estudou. Foi difícil conseguir falar com parte das bancadas federal e estadual. Os parlamentares desembarcaram, quase que em peso, na cidade para ver o ministro e prestigiar o governador.

Capital Estadual da Pesquisa do Café Conilon
A deputada Raquel Lessa reconhecendo a importância do município de Marilândia como a Capital Estadual da Pesquisa do Café Conilon,  apresentou o projeto na Assembleia Legislativa. Marilândia sedia a fazenda experimental do INCAPER desde os idos de 1970. A fazenda foi reconhecida como o 1º Centro de Pesquisa do Café Conilon do país. Para se ter uma ideia da importância destas pesquisas, até o final deste ano,  será lançado a 10ª variedade do café Conilon  que é tolerante à seca pelo INCAPER. Um produto genuinamente capixaba, que foi gerado depois de um trabalho contínuo  realizado nesta fazenda. O projeto vai ser lido na próxima segunda (14), no plenário da Ales.

Mudanças no atendimento em Guaçuí
O horário de funcionamento da prefeitura de Guaçuí vai mudar. De acordo com o decreto assinado pela prefeita Vera Costa,  a partir da próxima segunda-feira (14), o atendimento ao público, para funções administrativas, da sede da prefeitura e secretarias municipais, instaladas em outros prédios, será das 8 às 11 horas da manhã. Das 13 horas até 17h30, haverá apenas funcionamento interno nos setores citados.
Isenção de pedágio
Moradores dos bairros Village do Sol e Recanto da Sereia, em Guarapari, deixarão de pagar pedágio na Rodovia do Sol. A isenção é resultado do Sexto Termo Aditivo ao Contrato de Concessão, assinado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e pela Concessionária Rodosol. Esses moradores precisam trabalhar, ir ao posto de saúde, escola, além de outros afazeres do dia a dia dentro do município e que, mesmo assim, precisavam pagar o pedágio. Justiça feita.

(195Publicações)

A jornalista Andréia Soares é editora de política da TV Vitória desde 2013 e acompanha o dia a dia dos agentes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, no Espírito Santo e pelo Brasil. Responsabilidade na apuração dos fatos que movimentam a vida política.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>