A primeira vez de Contarato

A primeira vez a gente nunca esquece
Depois de anos levantando a bandeira da criminalização de motoristas infratores, o delegado e hoje senador Fabiano Contarato (REDE) assinou o primeiro projeto de lei de autoria dele. O objetivo: acabar com a impunidade nos casos de crimes de trânsito. Contarato quer alterar dispositivo do Código de Trânsito Brasileiro.

O projeto
A ideia é fazer com que as penas de prisão previstas no CTB sejam efetivamente praticadas, para motoristas que provocam mortes ou lesões decorrentes de acidentes provocados sob efeito de álcool ou outros entorpecentes. Atualmente, as condenações têm sido convertidas em penas alternativas.

Casca de banana
Após aprovar abono salarial de R$ 500,00 para os servidores municipais ativos, inativos e pensionistas, os vereadores de Guarapari querem o mesmo para os chamados DT’s (Designação Temporária), e até para quem está de licença médica e licença maternidade. Onze parlamentares fizeram a solicitação via ofício à Prefeitura.

Casca de banana II
“A gente acredita que o prefeito é sábio, inteligente, e sabe que eles contribuíram muito em 2018”, disse o presidente da Câmara, Enis Gordin (PEN). “O prefeito tem coração”, completou. Coração ele pode até ter, o que falta são aliados na Câmara.

Prestigiado.
O governador Renato Casagrande (PSB) deu posse na última sexta-feira ao novo secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente. Em vez de uma cerimônia discreta, o presidente do PP no ES reuniu nada menos que 500 pessoas no Palácio Anchieta. Com direito a orquestra de uma entidade social de João Neiva. Uma demonstração de força política, num momento de afirmação da parceria – cada vez mais sólida – com o PSB.

Mais um
A lista de “prefeitáveis” de Vitória ganhou mais um nome. É o ex-vereador de Vitória, Dermival Galvão, que também é médico e está filiado no MDB. Mas, pela nota divulgada, ele deve migrar para outra sigla. “Não defini ainda a sigla pela qual vou me filiar para essa maratona”, avisou. No “cardápio” da plataforma, destaque para saúde – ele é médico -, e mobilidade urbana.

Currículo
Dermival Galvão foi vereador por cinco mandatos e também já assumiu o cargo de prefeito de Vitória uma vez. Foi em 2006, quando era vice-presidente da Câmara. As ausências “em cascata” do então prefeito, João Coser, e dos presidente e vice do Legislativo à época deram-lhe a oportunidade de chefiar o Executivo por oito dias. Dermival já foi acusado de uso de servidores da Câmara para fins particulares, mas acabou absolvido pelo Tribunal de Justiça.

Foto da Coluna: Agência Brasil.

(194Publicações)

Alex Pandini é jornalista, tem 48 anos e mais de 25 de experiência em comunicação, com destaque para assessoria e consultoria política e telejornalismo. Atualmente, responde pelo quadro De Olho no Poder, no Jornal da TV Vitória/RecordTV, e desde julho assina a coluna Bastidores do Jornal Online Folha Vitória.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *