Em busca de mais sintonia ideológica

Alinhamento

O senador Marcos do Val mudou de partido. Nesta terça (13), informou ter trocado o CIDADANIA pelo PODE, a convite do presidente nacional, Álvaro Dias. Trata-se de uma espécie de “alinhamento ideológico”, já que Do Val, de fato, não tem ideias, opiniões e projetos em consonância com o que prega a sigla pela qual foi eleito. 

Direita, volver!

No espectro político, Marcos Do Val está mais alinhado com a direita. E o CIDADANIA – ao menos em tese – é um partido de centro esquerda. Isso depois da repaginada pela qual passou na “era PPS”, posto que, originalmente, se chamava PCB – Partido Comunista Brasileiro.

Institucional

O Exército Brasileiro tem um novo relações institucionais no ES. É o coronel José Tadeu Simões Speck, que assumiu o cargo este mês. Ele será o responsável pela relação dos militares com várias entidades, incluindo a Assembleia Legislativa. Substitui o coronel Pedro Amaral Oliveira, que ficou durante 16 anos na função.

Desafio

Em conversa com a coluna, o coronel disse que se trata de um grande desafio, já que o antecessor foi longevo no cargo. Speck é de Santa Catarina e já comandou o 38º BI no biênio 2001/2002. 

Deus na causa

Em Itapemirim, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores que tratou do pedido de cassação do vereador Valdemir Pereira da Gama, o Bill (PV), nesta terça (13), teve de tudo. Entre cartazes e uma torcida organizada, a Guarda Municipal foi chamada para garantir a manutenção da ordem. Assim que a poeira baixou e a sessão começou, um padre entrou na Câmara para acompanhar os trabalhos.

Denúncia

O pedido de cassação tem como base o fato de Bill exercer a função de vereador sem a devida descompatibilização de suas funções como auxiliar de saneamento do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Mandado de Segurança

O senador Fabiano Contarato (REDE/ES) entrou nesta terça (13) com um Mandado de Segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a MP da Liberdade Econômica, proposta do Governo Federal para flexibilizar as relações de trabalho. 

Críticas

Contarato critica o aumento de artigos da MP, que saltou de 19 para 53. Diz que “jabutis são proibidos por decisão do Supremo”, em referência às distorções que podem ocorrer ao se alterar muito o texto original. “Não vêm para melhorar a economia coisa nenhuma”, cravou Contarato.

Apoio

Projeto de lei do deputado estadual Capitão Assumção (PSL) determina que os síndicos de condomínios residenciais, conjuntos habitacionais e congêneres comuniquem os casos de agressões domésticas contra mulheres às autoridades competentes. O PL 460/2019 tramita na Assembleia Legislativa e passou pela discussão especial em 2ª sessão nesta terça (13).

Foto da coluna: Assessoria.

(374Publicações)

Alex Pandini é jornalista, tem 48 anos e mais de 25 de experiência em comunicação, com destaque para assessoria e consultoria política e telejornalismo. Atualmente, responde pelo quadro De Olho no Poder, no Jornal da TV Vitória/RecordTV, e desde julho assina a coluna Bastidores do Jornal Online Folha Vitória.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *