Por Dilma, PT e PMDB convocam às ruas 1,6 mil prefeitos e 13 mil vereadores

aliedo-ftvMaiores partidos do Brasil, o PT e PMDB vão cobrar a fatura dos apoios a prefeitos e vereadores eleitos em 2012 e pretendem colocar a máquina municipal que detêm nas capitais e rincões para fortalecer a presidente Dilma Rousseff.

A oscilação da petista nas últimas sondagens têm preocupado a coalizão. Cientes de que os alcaides e edis são os maiores cabos eleitorais das eleições, os partidos organizam uma interlocução maior com os mandatários, por e-mail e cartilhas, para pedir apoio à presidente.

A máquina municipal de votos vai atuar forte, discreta ou escancaradamente, nas ruas. O PMDB tem 1.007 prefeitos e 7950 vereadores; o PT, 619 e 5.067 respectivamente. PT e PMDB vão explorar dois fatos para reforçar o apoio incondicional de prefeitos: as verbas do PAC; e lembrar que são os prefeitos quem controlam o Bolsa-Família.

O desafio da presidente será reconquistar os prefeitos – que a vaiaram no evento da Confederação Nacional dos Municípios ano passado. Eles reclamam da concentração de arrecadação da União e da baixa no repasse do Fundo de Participação Municipal.

Há dois anos o tucano Aécio Neves trabalha forte com prefeituras. Criou uma secretaria no PSDB especialmente para interlocução com prefeitos e vereadores.

O RADAR FAKE

Cansado de ver vizinhos atropelados – foram trágicas dez mortes (!) em apenas três meses – um cidadão de Retiro (RJ), uma vila atravessada pela BR 356 entre Itaperuna (RJ) e Muriaé (MG), decidiu agir por conta própria diante da incompetência do DNIT e DER.

O anônimo pagou do bolso a fabricação de uma placa de aviso de “controle de velocidade” a 50 km/h e um radar falso – um caixote vazio fixado numa haste de 3 metros. A instalação na margem da estrada, próximo ao cruzamento de entrada do vilarejo, deu resultado. Mas durou pouco tempo.

Há dois meses, a Polícia Rodoviária Federal descobriu o falso radar artesanal e o derrubou. Ninguém foi indiciado. Mas não houve mais mortes desde então!

Embora ilegal, a atitude do herói anônimo é a prova de que o brasileiro é mesmo um cidadão criativo – nos bons e difíceis momentos ou situações.

A EX-COPA DE TEIXEIRA

O ex-chefão da CBF não se perdoa por não estar à frente da entidade brasileira ou ser hoje o presidente da FIFA. Ele confidenciou a amigos que gostaria de realizar uma Copa no Brasil com cidades-sedes apenas na região Nordeste, para destacar as belas cidades litorâneas para o mundo.

Alvo de investigações da PF e da própria FIFA por suspeita de propinas, Teixeira abdicou do cargo e se refugiou em Miami. Mas Joseph Blatter, o chefão da entidade e seu aliado, seguiu a dica do amigo brasileiro. Reparem que o Nordeste ganhou mais e importantes jogos do torneio deste ano, em Salvador, Fortaleza e Recife.

BRASIL DAS BOLSAS

Imagine a sua pequena ou média empresa se lançar na Bolsa de Valores e captar milhares ou milhões de reais em poucas horas, negociando suas ações. Não é piada.

Ganhou simpatia no Senado o PL 6558/13 do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que prevê o Brasil + Competitivo, que regulariza isso. O PL viabiliza a entrada das pequenas nas Bolsas para captação de recursos e para incentivar o empreendedorismo.

Segundo o deputado, o País movimenta R$ 84 bilhões em investimento privado produtivo, e a União faturaria R$ 5,8 bilhões líquidos com IR.

GUERRA DOS GÊNEROS

“Tem um que a gente sabe / Que gosta do outro igual / E daí, qual é o problema / O que importa é ser legal.” Este trecho de um poema de Rossana Ramos e Priscila Sanson, do livro Na minha escola todo mundo é igual (Cortez Editora, 2014), distribuído pelo

MEC para escolas, atiçou a bancada evangélica e católicos em Brasília. A bancada vai questionar o ministério. O livro segue a linha de combate à homofobia nas escolas.

Mas para os cristãos, como é distribuído para crianças, trata-se de “direcionamento de gênero”.

AEROSUR

Governos e indústrias aeronáuticas do Brasil, Argentina, Venezuela e Equador desenvolvem um projeto de avião de treinamento militar, que será chamado UnaSur. O protótipo será fabricado em Córdoba.

O PIB VIZINHO

Grandes empresários brasileiros estão querendo investir muito… no Equador. O País vizinho, com previsão de boa alta do PIB este ano – maior que o do Brasil – recebeu comitiva de executivos há poucos dias. O anfitrião foi o ministro coordenador de

Setores Estratégicos do Equador, Rafael Bonilla. Peru e Chile também são alvo.

NOVO PAÍS

Um novo País pode surgir no mapa geopolítico do Oriente. Esfacelado pela guerra e com desmandos, o Iraque pode estar com seu fim próximo. Relatos da Médicos Sem

Fronteiras indicam que meio milhão de pessoas fugiram de cidades do Norte com a ocupação e domínio de milícias dissidentes da Al Qaeda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *