Redes sociais pautam duelo dos debates

Nunca numa eleição o poder das redes sociais foi tão forte e decisivo para nortear o discurso dos presidenciáveis. Dilma e Aécio vão para os debates nas emissoras de TV com o script pronto, mas são os comentários e repercussão no Twitter e Facebook, de suas falas durante o confronto, que estão norteando os rumos dos embates.

Durante os intervalos, os marqueteiros e assessores de imprensa de ambos levam para eles imagens e frases mais destacadas na internet – e o tucano e a petista decidem que rumo tomar. Foi assim nos debates da Band, do SBT e da Record, neste domingo (19).

Em tempo, apesar da onda Aécio crescente, o candidato não vingou no Twitter. Tem apenas 175 mil seguidores contra quase 3 milhões da presidente Dilma.

Virgílio renasce no Amazonas

Derrotado no Senado em 2010 como alvo prioritário do então presidente Lula, o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), a voz mais ferrenha da oposição ao PT, renasceu na sua terra.

Após ser eleito prefeito de Manaus em 2012, Virgílio articulou uma frente suprapartidária no Amazonas, elegeu o filho Arthur Bisneto o deputado federal mais votado do Estado e ajudou o governador José Melo (PROS) a levar a disputa para o segundo turno contra o poderoso Eduardo Braga (PMDB). Virgílio tornou-se o maior cabo-eleitoral de Aécio no Amazonas, que tradicionalmente tem o voto petista.

Arthur Bisneto foi eleito com 250 mil votos. Tão à frente dos adversários que o vice-campeão de votos, Silas Câmara (PSD), obteve 166 mil votos.

Outro cabo-eleitoral forte na onda crescente por Aécio no Amazonas é o federal Henrique Oliveira (SDD), vice na chapa do governador Zé Melo.

Muitos povoados não sabem que Braga é o candidato. A distância atrapalha. Manaus fica a 5 horas de voo de Tabatinga. Para algumas cidades são até 7 dias de barco..

Vem guerra aí!

Com a justificativa de defender e apoiar Aécio Neves (PSDB) por respeito à memória de Eduardo Campos, o deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) comprou briga com a executiva nacional do PR – aliado de Dilma e Lula – e foi destituído pelo seu presidente, Alfredo Nascimento (PR-AM), da sigla em Pernambuco.

O PT não gostou da dissidência justamente na terra de Lula e onde Dilma tenta virar o jogo. No primeiro turno, o PR liberou geral. Mas, no segundo turno desceu a chibata e a ordem é para todo mundo votar em Dilma. O partido, claro, quer manter o Ministério do Transporte e as diretorias reconquistas no DNIT.

Inocêncio está indignado e ameaça deixar o PR se a intervenção de Nascimento prosseguir. Já ensaia denunciar um golpe do manda-chuva do PR. Alega ainda que falta respeito ao saudoso Campos. Há indicativos de que o futuro governador Paulo Câmara prometeu um naco do governo ao grupo de Inocêncio.

Tudo em casa

Um dos principais laboratórios conveniados com a Anvisa, que faz as análises de medicamentos, é o IFC sediado em Goiânia (GO). Nada demais, não fosse o fato de os donos serem os mesmos do Teuto, que também tem medicamentos sob análise.
Os proprietários são Marcelo Limirio, Teuto-Walterci Melo (falecido recentemente) e o famoso contraventor Carlinhos Cachoeira, dono do laboratório Vitapan – que passou para o nome da esposa.

Há três meses, a Anvisa proibiu a venda de quatro medicamentos da Teuto Brasileiro. Foram encontrados remédios com embalagens trocadas e, pasmem, até parafuso numa das cápsulas.

Vale tudo

Os petistas estão tão preocupados com uma possível derrota de Dilma à Presidência da República que não economizam o telefone para detonar a candidatura de Aécio. Um blogueiro conhecido do Recife recebeu ligação dizendo que a Maçonaria está fazendo de tudo para derrotar a presidente.

Na mensagem, os aliados de Dilma dizem que ‘energias negativas’ estão sendo canalizadas para iludir os incautos. ‘O diabo está contra Dilma. Se você defende a candidatura dela divulgue a armação das forças do mal!’

Arrependimento

O federal Augusto Coutinho (DEM) até hoje está arrependido por não ter optado pela coligação de Armando Neto (PTB) ao governo de Pernambuco, pela qual teria reeleição garantida. Com medo de defender o PT, optou pela coligação de Paulo Câmara (PSB).

Como ‘ilustre desconhecido’, Coutinho sequer foi citado nos comícios pelo governador eleito. Seu primo, Mendonça Filho, foi eleito. Coutinho, não.

Ebola na área

O risco de entrada do vírus ebola no Brasil é real e imediato – há meses. Em junho, houve caso suspeito de senegalês abafado em SP. A entrada de haitianos, ganeses e senegaleses pelo Acre e por outras fronteiras abertas deixaram o Brasil vulnerável.

Continuam a entrar pelo Norte do País africanos e haitianos sem qualquer controle – e a maioria tem pegado ônibus para São Paulo e Paraná.

Jatinhos

Eduardo Campos é suspeito de usar caixa 2 para pagar jatinho e colocar em nome de ‘laranjas’. A PF continua a investigação, mas agora mira o PSB, claro.

Jatinhos 2

Afeito a jatinhos desde que deixou a presidência da República, Lula tem voado num avião ora fretado pelo PT, ora emprestado por um banqueiro. Quem será?

Prognóstico

Desde antes da campanha há recomendações médicas para que a presidente Dilma pegue leve na agenda. O mal estar dela ao vivo no SBT foi um sinal.

Apoio estrangeiro

Aécio ganhou a simpatia de jornais estrangeiros. Reportagem do El Pais, por ex., rasgou elogios pela recuperação, ‘sem se apequenar quando o terremoto Marina o esmagou’.. Agora, se falasse mal….

Que feio, doutor

Pirapora (MG) não sofre apenas com a seca do belo trecho do rio São Francisco. A cidade anda envergonhada com as condenações e a prisão do ex-prefeito Warmillon Fonseca, por desvio de verbas. É aliado de Aécio, que quer distância do alcaide.

Que feio, doutor 2

Pegou mal o caso do prefeito Itamar do Prado, de Santo Antônio do Descoberto (GO), que xingou policial durante carreata porque ele parou picape cheia de gente pendurada, por perigo. O prefeito disse que conhecia sua mulher, funcionária da prefeitura, e que ela se prepare para arrumar outro emprego. A conferir.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *