A oposição raivosa

A reeleição da presidente Dilma Rousseff para o quarto mandato do PT diante de um resultado apertado evidencia que ela terá o desafio de se reinventar – e também todo o seu governo e metas. Principalmente porque agora uma ‘oposição raivosa’ – como dizem altos petistas – chegou tão perto de retomar o Poder e perdeu por pouco. E é esse o discurso que principalmente o PSDB usará contra Dilma nos próximos quatro anos dentro e fora do Congresso Nacional: que metade do País quis a mudança e não conseguiu. É o discurso que os tucanos já ensaiam afinação desde ontem à noite.

Foi a todos

A vitória é principalmente da presidente Dilma. Se ela evitasse os debates na TV, como desejava boa parte do PT, ela passaria imagem de fracassada e poderia ter perdido.

Cabral 2016

Sérgio Cabral é candidato a ministro. Em especial é candidato a prefeito do Rio em 2016. Contra Marcelo Crivella (PRB), que perdeu ontem o governo, mas se cacifou.

Dilma e Cunha

A presidente Dilma mais uma vez, a exemplo de antecessores – como Lula e Fernando Henrique – se vê diante do maior desafio depois da eleição: controlar o PMDB, que vai colocar ‘a faca’ em seu pescoço por mais espaço no governo, agora que o partido vai capitalizar a vitória como principal aliado. Mas principalmente Dilma terá que negociar com o deputado federal reeleito Eduardo Cunha, que manda muito na legenda.

Amargou

A derrota mais amarga foi para Henrique Alves (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados, que foi favorito durante o 1º turno. Perdeu o governo e após 11 mandatos (44 anos) ficará fora do Congresso Nacional.

Vermelhinhos

A Prefeitura do Recife colocou um batalhão de garis para limpar as ruas próximas aos colégios eleitorais a partir das 15h30. Eleitor de Aécio, o prefeito Geraldo Júlio não percebeu que eles vestiam vermelho e alguns gritavam que ‘Dilma estava chegando’.

Take off

Mal deram 18h ontem e começaram a decolar jatinhos com poderosos ocupantes. Todos embarcaram em São Paulo. O trio FHC, José Serra e Geraldo Alckmin foi para Belo Horizonte. Lula pegou um para Brasília, a fim de afagar a presidente Dilma.

Take off 2

Do Recife, partiram juntos num avião rumo a BH, a convite de Aécio, o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o prefeito Geraldo Julio (PSB) e o presidente do PSDB de PE, Bruno Araújo (PSDB). O senador Jarbas Vasconcelos foi convidado, mas preferiu acompanhar o resultado das eleições em seu comitê eleitoral.

Petroeleição

Enquanto o Brasil acompanhava apreensivo os resultados parciais, nas redes sociais a disputa entre militantes envolvia a Petrobras. Para petistas, Aécio privatizaria a Petrobras. Para os tucanos, a presidente leva a empresa à falência.

Transporte público

Do leitor Rafael Lobo, no Facebook, ontem às 16h: ‘Dilma votou em Porto Alegre e almoçou em Brasília. Minha mãe saiu para votar em Belford Roxo (RJ) antes do café da manhã e até agora não voltou. Belford Roxo é mais longe que Porto Alegre?’

La vie è..

Petista declarado, o ator José de Abreu estava em Paris curtindo a vida. Foi flagrado em foto. Não há confirmação de que tenha votado. Abreu protagonizou campanhas de ministério e em 2010 subiu no palanque da vitória de Dilma na noite em que foi eleita.

Patriotismo

A brasileira Clara Bustamante viajou da Philadelphia para Nova York ontem apenas para votar em Aécio.

Natal

Para sair um pouco de eleição, uma notícia ruim para a economia: a dois meses do Natal, as passagens aéreas de todas as companhias já custam os olhos da cara.

Ponto Final

Abstenção no País alcançou estupendos 29 milhões de eleitores – 21% dos aptos a votar.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *