Serra vai lucrar com Lei Antifumo

Uma coincidência num pequeno intervalo de tempo vai favorecer a estreia de José Serra (PSDB-SP) como senador – foi eleito em 1994 mas não assumiu. Entra em vigor depois de amanhã a lei federal antifumo, que restringe, e muito, a vida dos fumantes em locais públicos. A lei extingue os ‘fumódromos’ até em locais abertos, proíbe de vez as propagandas dos cigarros, charutos, narguilés etc, e passa a vigorar a dois meses do novo mandato de Serra. Como Ministro da Saúde no governo FHC ele iniciou o cerco à indústria do tabaco, que culminou com lei estadual em São Paulo quando governador.

Pioneiro
Foi José Serra o pioneiro no cerco aos fumantes em leis estaduais. O tucano vai lucrar com isso em discursos no Congresso, enquanto o Ministério da Saúde tentará vitrine.

Passivos a ativos
Dados do Ministério da Saúde dão conta de que 200 mil pessoas morrem, por ano, vítimas dos efeitos do tabaco no País. Inclusive os fumantes passivos.

Perdeu, mas lucra muito
A norma entra em vigor na terça, 180 dias após decreto de Dilma regulamentando a lei. Apesar dos esforços, a bilionária indústria do tabaco perdeu a briga.

Intimação e Intimidação
Agentes do Serviço Secreto da Venezuela foram à casa da deputada Maria Corína Machado, em Caracas, entregar intimação. Ela foi denunciada pelo presidente Nicolas Maduro por ‘pretensa tentativa’ de derrubar o governo em golpe. Corína é.. apenas deputada da oposição. Pelo visto, Maduro precisa de uma ‘bode expiatória’.

Desabafo
Corína – que já passou pelo Congresso Nacional em Brasília pedindo apoios há meses – redigiu carta de desabafo e pedindo apoio a amigos de todo o mundo, e não descarta apelar à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Telhado de vidro
Continua na cúpula do PSDB o silêncio ensurdecedor que tomou os tucanos após a revelação de que membros do partido também entraram na lista do doleiro Youssef.

Negociação ministerial
Circula no Congresso que, com a demorada solução no plenário para o drible fiscal de Dilma no superávit, o PMDB entrará janeiro com mais ministérios do que esperava.

Tratorou
Está inconsolável o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS). O Congresso manteve o veto da presidente Dilma à lei aprovada, de autoria do parlamentar, que extinguia a cobrança do emplacamento de tratores e de IPVA. Perde principalmente o lavrador.

Feliz Ano Novo
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, espera os inquéritos da Justiça Federal no Paraná referentes ao processo do Petrolão. Ele entregará parecer para o ministro do STF Teori Zavascki. A lista de políticos na fila da cadeia deve chegar a 200.

Mui amigo
Alguns parlamentares não veem a hora da conclusão da Lava Jato. ‘De repente você está no Cafezinho e ao lado está um marginal que ainda não teve sua participação revelada no esquema’, confidencia um deputado incomodado, que se diz ficha-limpa.

Premonição
Os rumos dos gastos do governo Dilma Rousseff, o déficit bilionário no superávit primário e as manobras para dribrá-lo lembram o mote da campanha do.. PT no início dos anos 90: “Governo, aperte o seu cinto.”

Tempo, tempo
Para o deputado Carlos Sampaio (SP), o PSDB terá o tempo até terça para que o STF consiga julgar o mandado de segurança que “impetramos para suspender a votação”. Fala do acórdão (da Base) para mudar lei que alivia a meta de superávit para Dilma.

Vida real
A morte do ator mexicano Roberto Bolaños nos faz lembrar que até no Congresso sempre tem uma dona Florinda, um seu Madruga, um Kiko… e desamparado por eles todos uma penca de indefesos Cháves nas ruas.

Câmara dos Empreiteiros
O Governo do DF entrou em leilão para um bando. Trata-se na Câmara Distrital, para o apagar de 2014, aprovar ampliação de área de construções nos Lago Sul e Norte. O shopping Iguatemi, por exemplo, poderá ser ampliado de 40 mil m² para 120 mil m².

Chamem o camburão!
Bateu desespero na equipe de transição do futuro governador Rollemberg (PSB), do DF. Agnelo Queiroz (PT), de saída após vexame, deixa mais de R$ 3 bilhões de rombo.

Piada pronta
Piada ontem em Brasília: PT, PP, PMDB davam desconto de até 50% na propina nos contratos da Petrobras, na onda da promoção da Black Friday.

Itaú por Bradesco
O líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque, lembrou que Dilma crucificava Marina Silva como candidata dos banqueiros. A presidente deixou a Fazenda com o Bradesco, segundo ele. Joaquim Levy, futuro ministro, é dos quadros do bancão.

Sempre alerta
O Brasil vai receber na terça-feira um dos maiores especialistas em combate ao terrorismo, o espanhol Fernando Reinares, investigador do Real Instituto Elcano de Madri, ex-assessor do governo da Espanha. Inscrições no link https://bit.ly/1zEVOpc

InfoRel
Reinares vai proferir aula magna sobre as transformações do Terrorismo e a Segurança Internacional, na Comissão de Relações Exteriores da Câmara. O evento comemora 10 anos do Instituto InfoRel, de Marcelo Rech, especialista em coberturas internacionais.

Pelo fim do balcão
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) propôs em emenda do projeto de Lei Eleitoral a proibição de que um ou mais partidos somem os tempos de TV em favor de sua coligação. Ela tem dito que nas Eleições 2014 teve venda explícita de tempo.

Ponto Final
Depois do Black Friday, vem aí o Black Month – as contas do vencimento do cartão de crédito.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *