A Polícia de Janot

Enquanto o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, envia velados recados à CPI da Petrobras na Câmara de que é injustiça ser convidado à Casa, causa estranheza na Polícia Federal o seu esforço de ter o controle absoluto sobre as investigações da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Os federais suspeitam que o tema dos encontros do PGR com o ministro da Justiça seja o modelo de atuação da PF. O receio é que esteja sendo negociada a diminuição do poder de investigação da Polícia.

Desconfiança

Os seguidos encontros do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com o PGR Janot chamaram a atenção dos delegados federais.

Poder do inquérito
O receio dos Delegados Federais é o de que se repita as incoerências técnicas da lista formulada por Janot quanto aos eventuais arquivamentos e indiciamentos de políticos.

MP x PF

Janot perdeu no Congresso a queda de braço dos procuradores com os delegados na PEC que dava mais poderes de investigação ao MP, em detrimento do inquérito policial.

Ensaio da social-democracia

Sem a presença de Eduardo Campos, as novas lideranças do PSB em Estados importantes ensaiam uma aproximação com o PSDB que pode se tornar nacional nas eleições de 2018. É cada vez mais latente entre socialistas os elogios ao sucesso da chapa PSDB-PSB em SP, onde Márcio França tornou-se vice-governador.

Café com Chimarrão…
Em Minas, segundo maior colégio eleitoral do País, o presidente do diretório, Júlio Delgado, é próximo de Aécio Neves. No Rio Grande do Sul, por causa das feridas da campanha de 2014, Beto Albuquerque tem simpatia pelos tucanos

…e mesa servida
O que já se discute discretamente nos dois partidos é uma futura aliança em 2018, com dois cenários: cada partido terá seu candidato ao Planalto. Ou se unem numa chapa presidencial, com o PSDB na cabeça – Alckmin ou Aécio candidato.

Direto da cela

Em tempos de oposição fraca no País, o DEM pode sumir do mapa político. A cúpula discute uma fusão com o PTB (ainda sob comando do apenado Roberto Jefferson).

Exército vermelho

Do próprio MST, oficialmente: mais de 30 mil sem-terra estão mobilizados e acampados em 22 Estados. Em Goiás, é curioso o contingente de colombianos.

Mistério

Os tucanos investigam quem é o ‘Careca’, agente da PF que não é delator e citou o senador Anastasia (PSDB-MG) como beneficiário de propina no Petrolão. Respaldam-se no depoimento do doleiro Youssef, que disse desconhecer propinas ao político.

Será que passa?

O deputado Afonso Motta (PDT-RS) protocolou na Comissão de Reforma Política a proposta do ‘Emendão’. A ideia é construir o consenso sobre os temas mais polêmicos. O texto estabelece cláusula de barreira e proíbe a reeleição para Executivo.

Close bar

O deputado Roberto Andrade (PTN), de Minas, quer o fim das festas open bar dos universitários. Apresentou no início do ano, e a proposta ganhou pauta após a morte do estudante mineiro em Bauru, ao ingerir 30 doses de vodka. Quer PL nacional para isso.

Lerdão

Os Correios já foram melhores. Um leitor reclama que livro enviado dia 15 de janeiro, de Teresina, para outra capital chegou. Enviou outro, e o primeiro chegou 30 dias depois.. A estatal estuda a criação de companhia aérea, revelou o presidente à Coluna.

Outro listão

Integrantes dos clãs Safra, Steinbruch (CSN) e Queiroz Galvão são alguns que figuram na lista das contas secretas no HSBC da Suíça, e que podem ser alvo da CPI no Senado.

Classificados

O Palácio do Planalto, que bate cabeça na articulação, procura um líder para o governo no Senado, cargo vago desde a ida de Eduardo Braga para o Ministério da Energia.

Ponto Final

De André Azevedo no Twitter: ‘Barusco foi o melhor investimento da Petrobras nos últimos 5 anos. Desviou 97 milhões de dólares a R $ 1,70 e devolveu a R$ 3,28’.

Com equipe DF, SP e Nordeste

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *