‘PPCC’, o ES e o Supremo

Há um movimento de empresários e togados fazendo chegar à presidente Dilma que o Rio de Janeiro está poderoso demais no Supremo Tribunal Federal – já são quatro ministros: Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Luiz Fux e José Roberto Barroso, e que ela deve indicar um nome de outro Estado. A turma aponta que o trio PPCC – Pezão(Luiz Fernando, o governador), Paes (Eduardo, o prefeito), Cunha (Eduardo) e Cabral (Sérgio) se uniu em campanha para indicar mais um ministro. O motivo: o julgamento da repartição dos royalties do pré-sal.

Há uma ADIN impetrada pelos Estados do Rio e Espírito Santo, que será analisada em breve, mantendo a repartição como é hoje, e não equitativamente para todos os Estados como propõe nova lei.
Os citados para a vaga hoje são Benedito Gonçalves (STJ), Heleno Torres (USP), que é nordestino, o favorito dessa turma, e Luís Felipe Salomão, o favorito do trio ‘PCC’.

Apesar de ser formada por nove Estados, o Nordeste não tem um único representante na composição do STF, após a saída do sergipano Ayres Britto. Atualmente, o Rio tem quatro ministros; São Paulo tem dois; e Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso têm um, cada.

PT e PSDB já articulam eleições

A mais de um ano das convenções para escolhas de candidatos, PT e PSDB já polarizam uma disputa de bastidores, cada qual a seu modo, a fim de arregimentar apoio político nas principais cidades do País, em capitais e interior.

O PT escalou o deputado federal Reginaldo Lopes para mapear as potenciais candidaturas. ‘Tenho viajado duas capitais todo fim de semana’, revela. Um trabalho que os tucanos iniciaram em 2012 com o federal Rodrigo de Castro (MG), que articula com vereadores de todo o Brasil.

Reginaldo Lopes foi o federal mais votado de Minas (310 mil votos) e ganhou da Executiva Nacional a Secretaria de Articulação, e aval de Lula e Dilma para a missão. Castro, vice-líder de votos em Minas, está à frente de uma secretaria da Executiva do PSDB que acompanha e doutrina os milhares de vereadores, e também faz articulações.

Amnésia & Poder
O futuro ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, passou a ser acometido de amnésia na sexta, quando convidado pela presidente Dilma para assumir a pasta. Aceitou de pronto. Vinte dias antes, em entrevista a um jornal, ele criticou Dilma, disse que o ministério era ‘fraco’, que lhe faltava diálogo e que, eleitor, se sentia enganado.

A nomeação de Janine Ribeiro para o MEC é a confirmação de que PROS perdeu pasta e o PT mantém controle. Ligado ao ex-ministro e prefeito Fernando Haddad, de São Paulo, Janine é o maior entusiasta do alcaide e o chama de maior promessa do PT.

O ex-ministro Cid Gomes (PROS) levara apenas três nomes de sua cota para o MEC. Não há certeza de que ficarão. O restante dos escalões do ministério há anos é controlado pelos petistas.

Os Marcio’s

O ex-ministro das Cidades e Ex-APO Marcio Fortes gastou lábia desde quarta-feira para explicar que não é ele, e sim o homônimo, ex-deputado federal tucano, quem aparece na lista das contas secretas do HSBC na Suíça, como revelou o UOL. O político tucano e empreiteiro há anos não circula pelo Poder na capital. Daí a confusão.

Aliás, o ex-ministro (o que não tem conta secreta), não tem boa experiência com dinheiro no exterior. Quando APO, em visita a Londres, um larápio levou sua carteira num passeio perto do hotel. Foi o único caso em que deixou dinheiro seu na Europa.

Em baixa

Com notórias prestações de pagamento em atraso na ONU e OEA, o Brasil viu há dias o Paraguai ganhar destaque que poderia ser seu, diante da Olimpíada do Rio. Os hermanos assumiram a presidência do Comitê Interamericano contra o Terrorismo.

Rebolou legal!

Nada como um dia após o outro. Até ser nomeado ministro do Turismo e sair da geladeira, o ex-presidente da Câmara Henrique Alves (PMDB) ‘rebolou’ muito. Deve sua nomeação ao esforço do vice Michel Temer. Em 2010, quando Dilma era apenas chefe da Casa Civil, Alves a presenteou com um bambolê para ter mais jogo de cintura.

Desandou
Não é só a tropa de elite que anda em crise. A situação desandou no andar de baixo. A Juventude PMDB se desligou da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência, alegando que os diálogos com a secretária se esgotaram com a petista Severine Macedo.

Jango no exílio

O filho do ex-presidente, João Vicente Goulart, enviou para a Civilização Brasileira os primeiros capítulos de seu livro ‘Eu e Jango, meu pai’. São memórias dos tempos de exílio após o golpe, em 1964, até sua morte em 1976.

Partidos & DCE’s

O candidato Victor Vilela, da Juventude PSDB, venceu a eleição para o Diretório Central de Estudantes da faculdade particular Uniceub em Brasília. Caiu um grupo há 14 anos no DCE. Mas a birra é outra. Os tucaninhos descobriram fortes indícios de que gente da cúpula do partido financiou a chapa da oposição, ligada ao PEN.

Memória

Aéreas brasileiras estão em alerta nas escalas com o caso do copiloto da Germanwings culpado, por ora, pelo desastre. Há relatos de que, a despeito do problema mecânico do avião da TAM que caiu em 2007 em Congonhas, os pilotos não se davam bem.

Um comandante que pilotou por anos para grandes companhias, hoje na aviação executiva, sempre acompanhou com esmero o perfil de seus copilotos. Quando desconfiava de um, levava para a cabine um taco de baseball e nunca saiu para o toilet.

Esqueceram de nós

O Consulado de Angola cancelou o aluguel de sobrado onde vivem, desde 2001, oito imigrantes angolanos deficientes visuais. Pressiona para que voltem para seu país.

Proibidão

Lei no DF proíbe agora a publicidade de sex shop e motéis em painéis e outdoors em vias públicas. Os distritais querem instigar os partidos a replicarem nos Estados.

Maratona virtual

Após divulgar a tabela de preços de ingressos para todas as modalidades, a Rio 2016 soltou o calendário de competições. Confira no < www.rio2016.org.br > .

Com equipe DF, SP e Nordeste

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *