Brasil se recredencia para anti-dopagem nos Jogos

A presidente Dilma Rousseff vai reinaugurar na Universidade Federal do Rio de Janeiro o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), uma exigência do Comitê Olímpico Internacional para a realização dos Jogos 2016 no Rio.

O ministro do Esporte, George Hilton, está em Montreal, no Canadá, para fechar a parceria com a World Anti-Doping Agency (WADA), e anunciará o recredenciamento do LBCD na quarta-feira. O Laboratório da UFRJ havia sido descredenciado em 2012 por falhas nos equipamentos.

Na maratona contra o tempo para reativar o LBCD até os Jogos do Rio, o Governo comprou equipamentos modernos e contratou especialistas. O LBCD da Universidade será o laboratório anti-doping oficial dos Jogos. E fará mais de 2.500 testes em atletas de variadas competições até o fim deste ano.

Bastidores da oposición

A passagem das venezuelanas Mitzy Capriles e Lilian Tintori pelo Brasil há dias esconde um pouco de um racha da oposição no país vizinho. Esposas de Antonio Ledezma e Leopoldo Lópes, respectivamente, elas dividiram holofotes no Congresso Nacional e em São Paulo, mas são peças no jogo de xadrez dos opositores a Maduro.

Quem trouxe as mulheres foi o ex-embaixador da Venezuela no Brasil Milos Alcalay. Ele é entusiasta da candidatura de Ledezma para presidente contra Nicolas Maduro. Levou a esposa dele, Mitzy, a José Sarney e José Serra, e ofuscou Lilian.

Ex-candidato a presidente, Leopoldo está preso há mais de um ano pelo regime Maduro. Ledezma, atual prefeito de Caracas, foi arrancado do gabinete meses atrás pela polícia do presidente sob acusação de articular golpe. Estão presos por serem opositores.

Há uma aproximação clara com o PSDB no Brasil. Mês passado o senador Aécio Neves se reuniu com Mitzy e Lilian em Lima, no Peru.

Governabilidade do oportunismo

De olho em mais cargos e ministérios desde a reeleição da presidente Dilma em novembro, o PT da Câmara – que há muito exige mais espaço – aproveitou a votação da MP 665 para botar a faca no pescoço do Governo.

Pegou mal no Planalto a pressão do líder do Governo na Câmara, José Guimarães, que foi ao vice-presidente Michel Temer em nome dos petistas reclamar o Ministério do Trabalho para o partido, quando a pauta era o ajuste fiscal. Desde o início do debate, o PDT, que controla o ministério e votou em peso contra a MP, indicava ser contra as novas regras por questões históricas.

Desde a ‘traição’ do PDT, o PT usa sua força na mídia, em sites petistas camuflados de noticiosos, e com aval de Mercadante (Casa Civil), para pressionar pela boquinha. Alguns governistas, de variados partidos, declararam discretos que não é hora de o PT – logo ele! – exigir da presidente um ministério usando a votação do PDT como pretexto.

Segundo ministro palaciano, Dilma ficou insatisfeita com o PDT, mas mais triste ainda com a atitude do PT, que exibe seu apetite num momento em que ela precisa da base.

Pau na rede

Não chamem para um vinho o cardeal Dom Odilo Scherer e o filósofo Olavo de Carvalho. Este atacou a CNBB como comunista, por defender o MST, e chamou o cardeal de mentiroso. Dom Odilo rebateu em artigo, mas com classe.

Ainda sobre a turma da batina, veja a acidez do texto do padre Genésio, no site Fratres in Uno, sobre o PT: ‘Completamente desmoralizado, repudiado veementemente nas ruas, o PT não conseguirá se reeleger em 2018’. A conferir.

Segundo o padre, no artigo que causa polêmica, ‘A única alternativa que lhes resta é dar um Golpe de Estado, ou seja, suspender as instituições democráticas’

Voz de Brizola

Ex-ministro, Brizola Neto reuniu-se com a bancada do PDT na Câmara antes de a turma votar em peso contra a MP 665 (mudanças no Seguro Desemprego), na qual o partido saiu como ‘traidor’ do Planalto. Neto disse que Brizola se orgulharia do PDT.

TV do Cléber

O ‘diretor’ Cleber Verde, deputado federal do PRB do Maranhão que está mandando na TV Câmara (promessa de campanha) com o aval do presidente Eduardo Cunha, pretende acabar com os programas culturais da grade que não exibem os deputados.

Em cima

Veja como o brasileiro é o tipo que deixa tudo para a última hora. O site do Ministério do Meio Ambiente contabilizou 63 mil registros de 30 de abril a 5 de maio, o último dia para o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os produtores tiveram 12 meses para isso.

Também quero!

Começou o efeito dominó da promulgação da PEC da Bengala, que passou de 70 para 75 anos a aposentadoria compulsória de ministros de cortes superiores. Desembargador do TJ de Pernambuco conseguiu liminar para sair aos 75, concedida por.. colega.

Assembleia geral

Renan Calheiros vai reunir governadores dia 20 em Brasília para debater o ajuste fiscal. O federal Danilo Forte (PMDB-CE) foi convidado para palestrar sobre pacto federativo.
Ponto Final

Críticas, sugestões, denúncias: envie-nos e-mail para [email protected]

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *