Campanha pelo uso do cinto

A morte do cantor Cristiano Araújo e da namorada, vítimas de acidente de carro quando viajavam sem cinto de segurança no banco traseiro, foi assunto entre congressistas. Lembram que a lei aprovada anos atrás é cumprida (literalmente) pela metade: o brasileiro acostumou-se a usar o cinto apenas nos bancos da frente. Um grupo de deputados pretende instigar o Conselho Nacional de Trânsito, vinculado ao Ministério das Cidades, a criar campanha educativa para divulgação urgente na TV e redes sociais.

Não há dados específicos sobre mortes de passageiros sem cintos de segurança em bancos traseiros de veículos. Mas a turma quer esmiuçar os números para descobrir.
A Fiesp lançou há dois anos campanha contra a alta na tarifa da conta de luz. Agora, em meio à crise e com o reajuste em 15,6%, a indústria ameaça demitir milhares no Estado.

Jatinho no Jeitinho

A maioria dos ministros tem obedecido a ordem da presidente Dilma de evitar jatos da FAB com voos para casa nos fins de semana, por corte de custos. Mas alguns arrumaram um jeitinho de driblar a regra: criam agendas em cidades próximas, onde dão uma passadinha oficial, e depois rumam para o lar – e com os famosos caroneiros.

Um pequeno exemplo do último dia 18 de Junho, uma sexta, segundo registros da FAB: Renato Janine (Educação) passou em Pirassununga (SP) e depois baixou no aeroporto de Congonhas, com mais cinco passageiros.

No mesmo dia o aeroporto paulista foi o destino de outros três e seus caronas. Berzoini (Comunicações) passou antes em Sorocaba. Kassab (Cidades) fez escala no Rio. Edinho Silva (Secom) voou direto de Brasília para a capital paulista com apenas um carona.

Dinheiro a jato

Na busca frenética por reforço de caixa de todos os lados, o Governo tem tido uma boa ajuda da Receita Federal. O Tesouro faturou no início deste mês R$ 18 milhões no leilão de um jato Citation Sovereign que seria do Banco Crefisa, prefixo VP-CAV (registrado nas Ilhas Cayman). O comprador é um mistério. É uma das poucas aeronaves de bacanas leiloada após apreensão com a operação da PF em 2012.

Há 3 anos a PF e a Receita deflagraram operação nos hangares de São Paulo e apreenderam uma dezena de jatinhos com matrículas estrangeiras, operando ilegalmente

Era como se um cidadão passasse na alfândega sem pagar o imposto de um produto importado. A maioria dos donos, banqueiros, pagou as taxas e manteve seus aviões.

Mangabeira Air

Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Mangabeira Unger – que em artigo classificou o governo Lula um dos mais corruptos da História – deleita-se no cargo. Na última sexta (19) fez a rota Brasília-Goiânia-Anápolis em jatinho da FAB.

Goiânia fica a 200 quilômetros de Brasília, e Anápolis no caminho. Normalmente empresários que possuem aviões preferem a bem pavimentada e duplicada rodovia.

Recado do coldre

A Associação Nacional dos Delegados Federais (ADPF) bateu o martelo. Os delegados vão entregar os cargos nas chefias do órgão em todo o País. O Ministério do Planejamento não respondeu demanda da criação dos gabinetes de investigação criminal

A ADPF assegura que, a despeito da entrega dos cargos, que será gradativa, nenhuma investigação regional ou nacional será prejudicada.

Intensivão

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, advogado Técio Lins e Silva, será o mediador do Seminário ‘Reforma política’ amanhã na sede da entidade, no Rio. Haverá outro encontro no IAB, dia 2 de agosto, com palestras dos ex-ministros Nélson Jobim, Bernardo Cabral e do ambientalista Sérgio Abranches.

Assédio ideológico
Os professores – e também alunos – que se cuidem. O federal Rogério Marinho (PSB-RN) apresentou projeto de lei que tipifica o crime de Assédio Ideológico: ‘prática que condicione o aluno a adotar posicionamento político, partidário e ideológico’. Prevê detenção de três meses a um ano, mais multa.

Delegados x Procuradores
Os delegados envolvidos na Operação Lava Jato – comandada pelo MP Federal – começaram a dar entrevistas à TV após a nova fase. É a briga pelo protagonismo de inquéritos, que opõe procuradores e delegados, e que continua no Congresso com a apreciação de projetos que podem tirar de uma ou outra classe o poder de investigar.

A hora vai chegar

Um refresco na memória de alvos e advogados que tentam desqualificar delações de presos na Lava Jato: o instituto da delação obriga a apresentação de provas, que são reveladas no devido momento pela Justiça. É porque a hora não chegou.

É campeã!

Quem entende de obra longeva indica que a presidente Dilma deveria dar uma voltinha na BR-156, que liga Cachoeira de Santo Antônio (Sul) a Clevelândia (Oiapoque-Norte). Dos 800 km, metade é de chão batido. As obras se estendem há 70 anos.

Dieta & Mandioca

Sobre o ‘monólogo da mandioca’, o adversário senador Aécio Neves comentou, respeitosamente: ‘Deve ser efeito da dieta’. Não foi o único. Um deputado médico também acredita que remédios estejam embaralhando a cabeça da dona.

Curto-circuito

Era sobre a delação de Ricardo Pessoa, da UTC, que o ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau conversava no cantinho com interlocutor no bistrô do Senac da Câmara, na última quarta. Agora, sabe-se que Pessoa delatou Edison Lobão, padrinho de Silas.

MSF ao mar

A Organização Médicos Sem Fronteira decidiu inovar na assistência e lançou embarcação no Mar Mediterrâneo com 18 profissionais, entre médicos e enfermeiros, na principal rota usada pelos balsas que transportam imigrantes e na sua maioria naufragam

No Superávit?

O deputado Fábio Sousa (PSDB-GO) apresentou requerimento ao Ministério das Comunicações para saber onde estão os bilhões de reais do FUST e FISTEL (pagos pelas teles anualmente), que deveriam melhorar serviços da banda larga e o ensino.

Pátria mãe

O Governo continua uma mãe para servidores, enquanto corta no bolso do povo. Um comissionado demitido da Secretaria de Aviação Civil foi contratado pela Infraero ganhando quatro vezes mais.

Agora vai!

Vem aí o Dia do Anão. A proposta (1337/15) em projeto de lei é do deputado Jorge Mudalen (DEM-SP).

Síndrome de Brasília

Dezoito anos depois do caso do índio Galdino, um júri no TJ do Distrito Federal condenou réu a 28 anos em regime fechado por atear fogo e matar mendigo em Brasília.

Sem pato, Príncipe

Um trecho do bilhete de Marcelo Odebrecht para o advogado interceptado tem ‘prato de fuagrá’. O príncipe dos empreiteiros, na pressa, deve ter tentado escrever foie gras.

Ponto Final

Melhor que a reforma política – que atende aos próprios – não seria um projeto políticos em reforma?

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *