Concessão do Aeroporto de Confins aterrissa na Justiça

A concessão do Aeroporto Internacional de Confins (Belo Horizonte) vai completar um ano mês que vem sem ter decolado, e o caso parou na Justiça, confirma a Infraero. Todas as obras estão paralisadas, por decisão do consórcio Marquise/Normatel. A estatal rescindiu o contrato em Janeiro deste ano, e abriu nova licitação. Mas o consórcio recorreu na 22ª Vara de Justiça do Distrito Federal, cujo juiz deu liminar a favor da concessionária, que pediu a suspensão do cancelamento do contrato. Enquanto isso, sofrem os passageiros num dos terminais mais apertados do País.

Desde Fevereiro o caso está sub judice, e a Infraero informa que, ‘no momento, ainda aguarda decisão da Justiça para a retomada do empreendimento’. Vai sobrar para o contribuinte. O que se esboça de acordo é a sub-rogação dos contratos pela concessionária, para a BH Airport executar a obra e pedir reembolso à União.

Especialista em monografia na Anac
Uma semana depois de prestigiar o seu casamento numa festa no Lago Sul em Brasília, a presidente Dilma Rousseff descobriu que Ricardo Fenelon das Neves Junior entende tudo de aviação, e resolveu escolher o prodígio para diretor da Agência Nacional de Aviação Civil. Casado com a filha do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), recém-graduado em Direito, em 2011, na particular UniCEUB, Fenelon fez TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, a antiga monografia) sobre ‘A autorização no transporte aéreo regular’. O caso revolta pilotos que criticam a nomeação, em fóruns online.

Procurados sobre a situação e o contato do indicado, a Anac e a assessoria do senador avisaram que não possuem informações. O estudo de faculdade, pelo visto na opinião da presidente, capacita o jovem para um dos cargos de primeiro escalão mais visados de Brasília. O novo diretor, se aprovado na sabatina no Senado, terá salário de mais de R$ 20 mil, gabinete com assessores e carro com motorista. Além de passe livre nas aéreas. O outro indicado é José Ricardo Queiroz, especialista em segurança pública. Também é criticado por pilotos por não ser da área, mas participou de debates sobre o setor. A regra da Anac é clara: ‘Os diretores serão de reputação ilibada, formação universitária e elevado conceito no campo de especialidade dos cargos’. Genro de político ou não.

Irmandade na Educação!
A Faculdade 9 de Julho, de São Paulo, ganhou um presentão do Ministério da Educação no 10 de julho! Ontem saiu no D.O.: o MEC aprovou mais cinco cursos para a instituição, cujos donos são amigos do ministro Edinho Silva. Em abril a Coluna lembrou o quanto ficou rentável o mercado do diploma pelas faculdades particulares. O poder do MEC há anos aumentou com a prerrogativa da pasta de conceder, ou não, novos cursos para as milhares de instituições do Brasil.

A Faculdade 9 de Julho, que acaba de ganhar mais cinco disputados cursos autorizados pelo Ministério da Educação, é famosa em SP como reduto de petistas. Ano passado, durante a campanha, recebeu evento do PT paulistano, com a presença do senador Suplicy, do deputado Paulo Teixeira e do prefeito Haddad.Em tempo, o ministro da Educação é o professor paulistano Renato Janine. Os donos da 9 de Julho são amigos de grãos-petistas. Mas é só coincidência.

Histórias de vice
Com rica vida política e cultural, o ex-presidente da República pernambucano Marco Maciel é incitado por amigos a lançar sua biografia. Maciel coleciona histórias curiosas. Uma delas: Quando vice da República, ele teve de tirar os sapatos num aparelho de raios x no embarque de um voo comercial, no Aeroporto do Galeão (Rio).Outra do veterano, também quando vice: certa noite prestigiou a apresentação de Gal Costa numa casa de shows em Brasília. Após o espetáculo, foi visitá-la no camarim, mas Gal não o atendeu porque.. estava ‘recebendo’ a Mãe Menininha.

Gente, eu existo!
Ex-articulador trapalhão do Palácio do Planalto, o ministro Pepe Vargas (PT-RS), esquecido pelos colegas na Secretaria de Direitos Humanos, tenta uma pauta ativa para apagar a fria em que a chefe o meteu. Pretende uma agenda nacional de viagens, mas por ora não sai de ‘casa’. Participa na segunda de Congresso Sul-Brasileiro dos Conselhos Tutelares em Bento Gonçalves

Celeiro do MST
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (oi gente, eu também existo!),testa um modelo sustentável que vai render: acampados produzirem e venderam hortifrutigranjeiros para merenda da rede de ensino público de Estados e municípios. Mês passado, a prefeitura de São Paulo encomendou dezenas de toneladas de feijão e milho de um acampamento do MST.

Chineses no samba
O presidente do PDT, Carlos Lupi, levou os dirigentes do Comitê Central do Partido Comunista da China para conhecer o Morro e a Quadra da Mangueira, no Rio. Os ‘chinas’ ficaram uma semana na cidade.‘A amizade entre os pedetistas e os chineses começou há mais de 30 anos, por iniciativa do ex-governador Leonel Brizola’, lembra Lupi. Presidente da Verde e Rosa, o deputado estadual Chiquinho foi o cicerone da turma.

Derrapando
Não é só a Anac – que ainda tem uma vaga de diretor além dos dois indicados – que patina na pista da Esplanada. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está sem quatro diretores há um ano.

Pimentel contra-ataca
O PT de Minas Gerais, com aval do governador Fernando Pimentel – na mira da PF – sonda especialistas para contra-atacar nas redes sociais sites e blogs que o criticam.

Cardápio maldoso
Dilma, Mercadante e Lula foram nomes dados, à meia boca, a petiscos no jantar de Eduardo Paes no Rio na sexta, para insaciável a bancada ‘aliada’ do PMDB.MP do Futebol Andrés Sanches, ex-cartola do Corinthians: ‘O mais importante é a punição técnica. Se não cumprirem as contrapartidas, com certeza, perderão ponto e descerão de divisão’

Voltaram às boas
O presidente do PDT, Carlos Lupi, o amigo Manoel Dias, ministro do Trabalho e seu sucessor, andaram estremecidos. Nada que um papo na última quarta resolvesse.

Geni política
O PT virou a Geni dos aliados. Ninguém poupa o partido nem o Governo Dilma. Em evento em SP, expoentes do PDT e PSB desancaram a política econômica e os juros.

Crise nas Micro
A preocupação do ministro Afif Domingos de abrir crédito especial para os pequenos deu provas: demissão em massa nas micro empresas, com mais de 100 mil demissões

Ponto Final
‘É a pior crise do sistema econômico dos últimos tempos’. Antônio Alvares Esparza, presidente da Confederação Revolucionária de Trabalhadores do México.
Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *