A eminência parda do PMDB na Petrobras

As bancadas do PMDB estão encrencadas se João Augusto Henriques decidir fazer a delação premiada. Eminência parda da legenda na Petrobras, ele era o diretor internacional de fato da estatal, padrinho da indicação de Jorge Zelada no cargo. Foi o deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) quem apresentou João Augusto como o nome da bancada para a vaga, mas Dilma Rousseff, então chefe da Casa Civil, o barrou. Henriques então indicou o seu faz-tudo e melhor amigo, Jorge Zelada. Neste momento ambos batem ponto na cela da Polícia Federal em Curitiba.

Calendário

João Henriques e Zelada atuaram como os apadrinhados do PMDB, em especial no segundo governo do presidente Lula. Os mandatários da época tremem.

Bola cantada

A situação ficou mais tensa no fim da sexta. O juiz Sérgio Moro prorrogou a prisão de João Augusto. Na véspera de ser preso, a Coluna citou que ele seria o homem-bomba.

Eixo Rio-BH

Zelada foi o nomeado, mas quem passou a controlar a diretoria Internacional foi João Augusto, como ponte das bancadas do PMDB de Minas e do Rio de Janeiro.

Gates é peixinho

Acredite. O bilionário Bill Gates não é o maior problema da Petrobras no momento. Ele acionou a petroleira na Justiça de Nova York por perder algumas dezenas de milhões de dólares pela baixa das ações. Na mesma comarca em Manhattan tramita ação do sheik de Abu Dhabi, Mohammed bin Sultan Al Nahyan, contra a empresa brasileira.

Uma pechincha

Quem representa o sheik é a americana Theresa Farah, que cuida dos negócios do árabe. Ele perdeu módicos US$ 1 bilhão com a desvalorização das ações, nos US$ 7 bilhões que fundo árabe aportou. A coluna revelou o caso em novembro passado.

Esse é espada!

O deputado Takayama (PSC-SP) bateu boca com a deputada Érika Kokay, defensora dos direitos dos gays: ‘Pode parar com essa história de que homem com homem é família. Porque daqui a pouco vão dizer que homem com vaca também é, e vira avacalhação’, disse ele. Ela protestou e pediu respeito.

Samurai esquentado

Takayama é, digamos, um samurai um pouco esquentado. Anos atrás num surto no gabinete demitiu metade dos servidores. Depois guardou a espada e recuou.

(In)segurança pública

Tem congressista de olho. Passou da hora de uma lei federal que proíba policiais, guardas, vigilantes e seguranças de utilizarem celulares durante o trabalho.

Lounge dos Caldas

Condenado pela Justiça Federal em 2014 no caso da ‘máfia das ambulâncias’, o ex-deputado federal João Caldas e a esposa foram vistos animando entourage numa festa lounge no terraço de um hotel 5 estrelas de São Paulo, no último domingo.

Refugiados do Brasil

É uma situação bem diferente da Europa, mas há migração aqui também por causa de velada guerra civil. Cinco famílias expulsas por milícias de seus apartamentos do ‘Minha Casa’ no Rio de Janeiro estão sob proteção de voluntários no Centro-Oeste.

Tão perto..

Diplomatas brasileiros estão atentos ao litígio entre Bolívia e Chile na Corte de Haia, na Holanda. Evo Morales quer acesso ao mar e exige de volta naco de terra tomado pelo Chile no século 19, que dá acesso ao Oceano Pacífico.

..Tão longe

Haia pode abrir um precedente perigoso se der ganho de causa à Bolívia. Em 1903, após a Revolução Acriana, na qual o Brasil tomou à força parte do território boliviano, a Bolívia cedeu e criamos o Estado do Acre. E se Evo decide pedir de volta?

Mãos limpas

Entre gabinetes, juízes federais criticam muito a decisão do STF de ‘fatiar’ os processos da Lava Jato. Lembram que na Itália, durante a Operação Mãos Limpas, o Judiciário trabalhou afinado para cercar a máfia, da primeira à última instância.

Ponto Final

Chegou à cúpula do bilionário Sistema S (Sesi, Senai, etc) a sugestão informal de o grupo bancar as bolsas do programa Ciências sem Fronteiras.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *