Coluna Esplanada fala sobre as últimas em Brasília

Carioca no STJ

A presidente Dilma vai anunciar o desembargador Antônio Saldanha, do Tribunal de Justiça do Rio, o escolhido para ministro do Superior Tribunal de Justiça. Ele foi o mais votado na lista tríplice para a Corte, mas a decisão também é agrado a seus padrinhos, os caciques do PMDB do Estado. Ficam preteridos os desembargadores José Vilela, do TJ de Minas, e  Nelson Schaefer, do TJ catarinense. Dilma soltou para um parlamentar mineiro que a cobrou: “Vocês vão ter que se contentar com a minha escolha!”.

Pezão x Pimentel

A disputa para o cargo do ministro aposentado Sidnei Beneti é ferrenha, e envolve lobbies de várias esferas de Poder. Entre eles os governadores.

Te cuida, PF

O governador Fernando Pimentel (MG) recrutou 23 oficiais do Choque para segurança. São 10 no Mangabeiras (residência), 9 no Liberdade (Gabinete) e 4 em comitivas.

À vi$ta

É tão certa a legalização de cassinos que grupo estrangeiro procurou donos de resort em Fortaleza para comprá-lo. Por princípios religiosos, a família Girão recusou.

Peso do Poder

Eduardo Cunha engordou 8 quilos, mas está sendo cuidado de perto pela esposa, que acompanha o presidente da Câmara a semana inteira em Brasília.

Bela & a fera

Lembram do juiz Odilon Oliveira, de Mato Grosso do Sul, que morava no fórum, ameaçado de morte por traficantes de meia América do Sul? Ganhou uma fã, a atriz Paola de Oliveira. Estiveram juntos há semanas. Ele ganhará filme sobre sua trajetória, ‘Em nome da Lei’, com Mateus Solano como protagonista.

Croissant..

Fernando Collor sentiu na pele o que é desprestígio. Numa cafeteria de Brasília, pediu um croissant. A atendente: “Acabou!” (tinha congelado). “Fiquei desolado”, disse.

.. e querosene

É reincidente. Quando renunciou, no helicóptero que o levava, Collor pediu para sobrevoar escola que construía. O comandante soltou: “Não tem querosene para isso!”.

Dissidentes de Cunha

Na ‘janela’, o PMDB conta perder, por baixo, 15 deputados federais da bancada de 67. Vão para o PTN. É a turma dissidente ligada a Eduardo Cunha.

Reconduzido

Aliás, o líder na Câmara, Leonardo Picciani, novo desafeto de Cunha, faz conta de 45 votos pra se reeleger ao cargo dia 17.

Servos..

Sete presos em semi-aberto foram contratados como jardineiros pelo Palácio Buriti, sede do GDF. O programa de ressocialização é bem visto, mas evita-se a Presidência.

..dos castelos

Há dois anos, a presidente Dilma reclamou do barulho dos serviçais, porque cuida da mãe doente no Alvorada. A empresa terceirizada contratou surdos-mudos, sem ela saber

Caio=Clara

Em Sorriso (MT), um juiz mudou o nome de um garoto de 12 anos, acolhendo pedido do próprio em detrimento da família, após cirurgia de mudança de gênero.

Generosidade demais

O empenho dos Estados Unidos e OMS na luta contra a Zika não seria tanto se não fossem os Jogos do Rio. É preocupação com os milhares de americanos que vão chegar.

Ponto Final

O escritor e jornalista Carlos Heitor Cony faz 90 anos dia 14 de março. Preso seis vezes, foi a maior pena afiada que sangrou a ditadura que torturava. Merece homenagens.

                                                                                                                                      Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *